Akasha em Movimento: desenvolvimento neuropsicomotor infantil e sentidos corporais no Paratodos/UFRJ
Resumo
O texto discute um curso prático-teórico oferecido pelo Projeto Paratodos/UFRJ (2018/2) que teve como eixo o diálogo entre a neurobiologia do desenvolvimento neuropsicomotor humano do nascimento até o primeiro ano de vida e os cinco sentidos corporais especiais – olfato, paladar, tato, audição e visão. São apresentadas as bases metodológicas do projeto, a trupe DiVersos – coletivo de artistas e as aulas do curso, finalizando com depoimentos dos participantes, que são ao mesmo tempo estudantes e professores.
Palavras-chave: Dança; Desenvolvimento Neuropsicomotor; Sentidos Corporais.
Downloads
Referências
BAIRON, Sergio. LAZANEO, Caio. Produção Partilhada de Conhecimento: do filme à hipermídia. In Intercom. Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. In: Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza.
BARBAS, Taís Lara Souza. Saúde mental na Universidade sob novas práticas e epistemologias: construindo uma cultura de Bem Viver e de desenvolvimento contínuo da saúde integral dos estudantes a partir do Programa Bem Viver/UFRJ. Trabalho de Conclusão de Curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social/UFRJ. Orientadora: Cristina Ayoub Riche (NEPP-DH/ CFCH), 2017.
DOWNIE, Patricia. Neurologia para Fisioterapeutas. São Paulo: Panamericana, 1988.
FRÓES, Maira. Hiperfaces do Híbrido Arte Ciência: Bio-Grafos de uma Anatomia da Paixão Humana. Em: Carlos Augusto M. da Nóbrega e Malu Fragoso (Org.). HIPERORGÂNICOS/Ressonâncias arte, hibridação e biotelemática. Rio de
Janeiro : Rio Book’s, p. 144-173, 2016
HERMANT, G. O corpo e sua memória: atualização em psicomotricidade. SP: Manole, 1988.
MONTAGU, Ashley. Tocar - O significado humano da pele. São Paulo: Summus, 1988. 9º Ed.
PACHECO, Lilian. A Pedagogia Griô: educação, tradição oral e política da diversidade. Revista Diversitas , São Paulo:USP. ano 2 n.3. p. 22-99. set 2014/mar 2015
PERES, Marta Simões. Paratodos: Dança, Polifonia e Produção Partilhada do Conhecimento. Interagir. Pensando a extensão. 2016.
TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do Movimento. Uma prática corporal. Rio de Janeiro: Caioá, 1998. 106 p