A Construção do Horror e os Gêneros Narrativos no Jogo de RPG Call Of Cthulhu.

Autores

  • Murilo Gabriel Berardo Bueno Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais - Escola de Música e Artes Cênicas - Universidade Federal de Goiás.

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir o gênero de horror nos jogos de RPG a partir da investigação da construção do espaço e dos aspectos simbólicos e narrativos que provocam a imersão dos participantes e identificação com os personagens e histórias. A proposta parte de uma pesquisa bibliográfica e etnográfica com método de observação participante, cujo objeto de análise são as interações e construções narrativas de um jogo de RPG de mesa. A experiência, realizada em um grupo de pesquisa do doutorado com a periodicidade de uma vez por semana, durante o segundo semestre de 2016, oportunizou a investigação de como o gênero é construído a partir da interação dos jogadores e da criação de narrativas, bem como a observação das formas de construção do espaço virtual por meio da mediação dos sistemas escolhidos, especialmente Call Of Cthulhu, inspirado na obra de Howard Phillips Lovecraft.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Gabriel Berardo Bueno, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais - Escola de Música e Artes Cênicas - Universidade Federal de Goiás.

Doutorando em Performances Culturais pela Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC - UFG), Mestre em Comunicação pela Faculdade de Informação e Comunicação (FIC - UFG), especialista em Cinema e Educação pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG) e graduado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cambury (2005). A sua tese de doutorado analisa a construção do espaço e da atmosfera de medo nos jogos de videogame de terror, a partir dos elementos estéticos. Seu projeto de mestrado investigou a construção dos arquétipos femininos na filmografia da cineasta Tata Amaral. Cursou 05 disciplinas do mestrado durante um intercâmbio feito na França e participou da produção de uma série de vídeos para a webtv da Université Catholique de Louest. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, Cinema, videogame, Fotografia Publicitária e Fotojornalismo. Foi contemplado com um edital da Secretaria Municipal de Cutlura de Goiânia e dirigiu um curta-metragem intitulado "A Doença de Fabrício". Atualmente é professor efetivo do curso de Publicidade e Propaganda da PUC - GO, onde ministra a disciplina de Práticas de Estúdio Fotográfico, Práticas de Campanha Publicitária, Fotografia e orienta trabalhos de conclusão de curso. Atuou como colaborador em um livro internacional de cinema, em outubro de 2013, com a publicação de dois artigos com análises de cenas de filmes. O livro World Film Locations - São Paulo foi lançado em Londres pela editora Intellect Ltd.

Referências

ALBIERO, Diogo Rodrigues. Narrativas híbridas e o Gênero Sandbox. Revista de Comunicación Obra Digital, Catalunya, n.05, 2013.

ARDÈVOL, Elisenda; BERTRÁN, Marta; CALLÉN, Blanca; PÉREZ, Carmen. Etnografia Virtualizada: la observación participante y la entrevista semiestructurada en línea. Universitat de Catalunya: Revista Athenea Digital, 2003.

BOBANY, Arthur. Videogame Arte. Teresópolis: Novas Ideias, 2008.

BORDWELL, David. Poetics of Cinema. New York: Routledge, 2008.

BOWMAN, Sarah Line. The Functions of Roling-Playing Games: How Participants Create Community and Explore Identity. North Carolina & London: McFarland & Company Publishers, 2010.

CAMARGO, Robson. Milton Singer e as Performances Culturais: Um conceito interdisciplinar e uma metodologia de análise. In: Karpa.at

CÁNEPA, Laura Loguercio. Expressionismo Alemão. In: MASCARELLO, Fernando (Org). História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, 2006.

CHAMBERS, Richard W. O Rei de Amarelo. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

CARROL, Noel. The Philosophy of Horror or Paradoxes of the Heart. New York & London: Routledge, 2004.

GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis:Vozes, 2009.

Imagens do jogo de RPG Call of Cthulhu. Disponível em: http://afewofdark.blogspot.com.br/2011/03/rpg-sobre-call-of-cthulhu-e-rastro-de.html?m=1 Acesso em: 22/01/2017.

LANGDON, Esther Jean. Performance e sua Diversidade como Paradigma Analítico: A Contribuição da Abordagem de Bauman e Briggs. In: Antropologia em primeira mão. Florianópolis: UFSC, 1995.

LIRA, Bertrand. Luz e Sombra: Significações imaginárias na fotografia do cinema expressionista alemão. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

LUX, Loretta. Disponível em: http://www.escapeintolife.com/artist-watch/loretta-lux/ Acesso em: 22/01/2017.

MACHADO, Arlindo. O Sujeito na Tela: Modos de Enunciação no Cinema e no Ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007.

MILLER, Daniel; HORST, Heather A. O digital e o humano: prospecto para uma antropologia digital. Londres: Bloomsbury Publishing PLC, V2, N.3, 2015.

MOTA, Sonia Maria Rodrigues. Rolingplaying game: a ficção enquanto jogo. Rio de Janeiro: Puc, 1997.

NAZARIO, Luiz. A animação americana. BRUZZO, Cristina (org.). Coletânia lições com cinema: animação, v.4. São Paulo: FDE, Diretoria de Projetos Especiais,1996.

NAZARIO, Luiz. As sombras móveis. Belo Horizonte: Editora da UFMG/midia@rte, 1999.

NAZARIO, Luiz. O Expressionismo e o cinema. In: GUINSBURG, J. (Org.). O Expressionismo. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2002.

NAZARIO, Luiz. O Expressionismo no Brasil. In: GUINSBURG, J. (Org.), O Expressionismo. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2002.

NUNES, Mônica Rebecca Ferrari. Consumo musical nas culturas juvenis: Cosplay, mundo pop e memória. Rio de Janeiro: Revista Contracampo, 2 Ed, 2012.

PEREIRA, Vinicius Andrade. Estendendo McLuhan: da Aldeia à Teia Global. Porto Alegre: Sulina, 2011.

Projeto GURPS. Disponível em: www.projetogurps.com.br Acesso em: 22/01/2017.

REIS, André. A Luz no Cinema. 2004. 209f. Dissertação (mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes. Belo Horizonte, 2004.

RODRIGUES, Sônia. Roleplaying Game e a pedagogia da Imaginação no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Rules of Play: Game design fundamentals. Massachusetts, USA: The MIT Press, 2004.

SCHECHNER, RICHARD, 2006. What is performance? In: Performance Studies: an introduction. New York & London: second edition, Routledge, p.28-51.

Site Brasil Escola. RPG (Role-playing game). Disponível em: m.brasilescola.uol.com.br/curiosidades/rpg.htm Acesso em: 22/01/2017.

Site sobre jogos antigos. Disponível em: http://www.jogos.antigos.nom.br/artigos.asp#historia Acesso: 30/06/2016.

Site Lovecraft. Disponível em: http://www.sitelovecraft.com/hplovecraft.php Acesso em: 22/01/2017.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Edição

Seção

Artigos