O reencantamento lúdico da cidade contemporânea: Ingress e o tensionamento da instrumentalidade

Autores

  • Breno Maciel Souza Reis Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS http://orcid.org/0000-0003-1623-0399
  • Suely Fragoso Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Resumo

A hipótese que move este artigo é que os jogos promovem o reencantamento lúdico, entendido como a reversão da racionalização e instrumentalização Modernas, responsáveis pelo efeito que Max Weber denominou desencantamento do mundo. Argumentamos que esse efeito de reencantamento é mais intenso nos Jogos Locativos de Realidade Alternativa (LARGs), o que exemplificamos com o jogo Ingress, produzido pelo (Google e Niantic Labs)

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Biografia do Autor

Breno Maciel Souza Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, Mestre em Comunicação (PUC/RS), Publicitário (UFES). E-mail: brenoreis@ufrgs.br

Suely Fragoso, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Informação e em Design da UFRGS e Pesquisadora CNPq. E-mail: suelyfragoso@ufrgs.br

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Publicado

2017-08-09

Edição

Seção

Artigos