Fly Me To The Moon: um estudo de caso sobre representação, objetificação e poder em Bayonetta

Autores

  • Schneider Ferreira Reis de Souza Universidade Federal Fluminense

Resumo

O artigo busca compreender a construção de identidade da personagem principal do game Bayonetta, já que os processos estéticos utilizados pelo jogo ressaltam a sensualidade de seu corpo e de seu comportamento, aqui compreendidos como componentes artísticos. A análise deste objeto será realizada com o estudo conjunto de imagens, da história do game e, principalmente, da música-tema do jogo "Fly Me To The Moon". Deste modo, pretendemos refletir como o gênero feminino é entendido e representado nos jogos eletrônicos e como seu corpo consiste em um elemento objetificado, já que a personagem tem chamado atenção por possuir um apelo sexual distinto e poderes sobre-humanos que atraem os jogadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Schneider Ferreira Reis de Souza, Universidade Federal Fluminense

Mestre em Etnomusicoligia pela UNIRIO e doutorando em Comunicação Social pela UFF.

Referências

FABBRI, Franco. A theory of musical genres: Two applications. In: Popular Music Perspectives, ed. Ed. Horn and P. Tagg, Göteborg e Exeter: International Association for the Study of Popular Music, p. 52-81, 1980

FRITH, Simon. Performing Rites. Oxford University Press: New York, 1996.

FORTIM, Ivelise; MONTEIRO, Louise. Representações da figura feminina nos Videogames:

A visão das jogadoras. XII SBGames – São Paulo – SP – Brazil, October 16-18, 2013.

HARTMANN, Tilo; KLIMMT, Christoph. Gender and Computer Games: Exploring Females Dislikes. Journal of Computer-Mediated Communication. International Communication Association. V.11 p. 910–931. 2006.

HUCCHEON, Linda; HUCCHEON, Michael Huccheon.O Corpo Perigonso. Estudos Feministas, Florianópolis, 11, p. 20-60, jan-jun,2003.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O jogo como elemento da Cultura. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2010.

JANOTT JUNIOR, Jeder. Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia. Comunicação Mídia e Consumo. V3.n.7. p. 31-47. 2006

JANSZ, Jereon; MARTIN, Raynel. The Lara Phenomenon: Powerful Female Characters in Video Games. Sex Roles. v. 56 p.141–148, 2007.

JENSON, Jeniffer; De Castell, Suzanne. Gender, Simulation, and Gaming: Research Review and Redirections. Simulation & Gaming. v.41, p. 51–71. 2010.

KENNEDY, Helen. Lara Croft: Feminist Icon of Cyberbimbo. The Internationcla Journal of Computer Game Research. V.2, N.2, Dezembro, 2002.

MOU, Yi; WEI, Peng. Gender and Racial Stereotypes in Popular Video Games. Handbook of Research on Effective Electronic Gaming in Education. IGI Global. p. 922-937. 2009.

SCHLEINER, Anne-Marie. Does Lara Croft Wear Fake Polygons? Gender and Gender-Role Subversion in Computer. Adventure Games. Leonardo, Journal of Arts, Vol. 34, N. 3, pp. 221-226.

SUSAN, Faludi. Backlash: o contra-ataque na guerra não declarada contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

TROTTA, Felipe. Gêneros musicais e sonoridade: construindo uma ferramenta de análise. Ícone. V.10 N.2. 2008

TAGG, Philip. Analisando a Música Popular: teoria método e prática. Em Pauta. v.14 n.23, Dezembro, 2003.

___________. Meanings: a modern musicology for non‐musos New York & Huddersfield: The Mass Media Music Scholars’ Press, 2012.

VOGEL, Shane. The Scene of Harlem Cabaret. Chicago: The University of Chicago Press, 2009. 46.

YACHINICH, Anne. The Culture and Music of American Cabaret. 75 f.. Dissertação (mestrado em Música). Trinity University. San Antonio, 2014.

JOGOS ELETRÔNICOS

CAPCOM. Street Fighter 5, 2016.

EIDOS INTERACTIVE. Tomb Raider, 1996.

ELETRONIC ARTS. Command and Conquer. 1995.

MICROSOFT. Forza Motorsport, 2005.

NINTENDO. Super Mario Bros, 1985.

SEGA. Bayonetta, 2006.

SONY COMPUTER ENTERTAIMENT. God Of War, 2005.

TECHNOS JAPAN. Double Dragon, 1987.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Edição

Seção

Artigos