Modelo de roteiro para narrativas de games educacionais

Autores

  • Deglaucy Jorge Teixeira Programa Pós-Design, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

As narrativas incorporadas no mundo dos videogames estão se tornando cada vez mais significativas. Especialmente como uma experiência lúdica, a fim de aumentar o engajamento do jogado. Frequentemente e reciprocamente, uma história que aparece em um videogame se estende a outras mídias narrativas, tais como livro e cinema. No entanto, esta tendência ainda é pouco explorada em jogos para fins educacionais, onde a narrativa, além de aumentar a retenção de informações, pode aumentar o envolvimento dos jogadores no conteúdo pedagógico. Diante deste contexto, como é possível desenvolver um jogo educativo capaz de fornecer experiências significativas por meio do uso da narrativa? Através de um levantamento exploratório e descritivo, objetivou-se reunir estudos sobre as características e os princípios de design para o desenvolvimento de jogos educativos, o jogo como uma interação lúdica narrativa e os elementos que podem compor um roteiro para narrativa digital interativa. A partir de uma análise comparativa dos estudos relacionados, elaborou-se um modelo de roteiro para narrativas de jogos educativos capaz de orientar o desenvolvimento de um jogo por meio de estruturas narrativas que podem proporcionar diversão e significado na experiência de jogar. Com isso, o game desenvolvido por meio deste roteiro poderá promover um aprendizado mais divertido e contribuir, de maneira efetiva, com a assimilação de conteúdos pedagógicos.

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Biografia do Autor

Deglaucy Jorge Teixeira, Programa Pós-Design, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Administração de Marketing - Especialista em Design Gráfico - MBA Game Design - Mestre em Design e Expressão Gráfica - Doutorando em Design de Mídias

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Publicado

2017-08-09

Edição

Seção

Artigos