Algumas Afinidades entre o Vídeo e a Improvisação Cênica
Palavras-chave:
corpo, imagem, tempo, presente, composiçãoResumo
A Improvisação tratada neste artigo assume o lugar do Vídeo des- ignada como processo cênico, ou melhor, algo (obra) que se con- strói em processos contínuos em tempo presente. É uma escolha do modo de ação cênica, ou seja, improvisar é esteticamente como no Vídeo: a “outra face quase nunca visível” (DUBOIS, 2004, p. 73). Essa face processual do Vídeo funciona por um sistema de circulação de informação. A ação de improvisar é conectada aqui à ação de um editor de imagens na timeline (programa de edição de imagens), ou seja, às escolhas que se realiza para a composição de imagens visuais e sonoras no ato da criação. Metaforicamente, editor e improvisador agem da mesma maneira ao criar suas composições. Assim, Improvisação Cênica e Vídeo são aqui con- sideradas como linguagens de processos que se estabelecem por recortes artísticos próprios em constante de-scoberta. Para este es- tudo foram utilizados os seguintes autores: Philippe Dubois, Ar- lindo Machado, Edgar Morin e Sérgio Bairon.