Personare: dispositivo para “good vibrations”

Autores

  • Daniel Daniel Tércio
  • Maria João Alves

Palavras-chave:

corpo, dispositivo, telemática, improvisação

Resumo

Começando por refletir sobre os conceitos de técnica, tecnologia e dispositivo, consideramos neste estudo que o dispositivo comporta duas camadas: uma camada eminentemente técnica e uma camada geo-política. A partir destas considerações refletiremos criticamente sobre o funcionamento do dispositivo envolvido no projeto Personare Embodied Varios Darmstadt 58, sob o ponto de vista da equipa portuguesa. Referiremos as opções tecnológicas adoptadas por esta equipa, sublinhando os processos de improvisação utilizados na relação do corpo com as suas sonoridades. Assumindo que o projeto foi um work in progress, encaramos o dispositivo do Personare como um processo de sincronização telemática que aspirou conter num mesmo plano as presenças físicas reais e as tele-presenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Daniel Tércio

Daniel Tércio. Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, onde leciona os cursos de História da Dança, Estética, Movimento e expressão plástica e Novas tecnologias aplicadas à cena, ao nível da graduação e da pós-graduação. Integra a direção do INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança) onde coordena o grupo de Estudos de Dança. Enquanto investigador sénior foi responsável pela execução do projeto Technological Expanded Dance, um projeto apoiado pela Ministério da Ciência em Portugal. Daniel Tércio é autor de diversos estudos sobre dança e sobre arte. Também é autor de dois romances e diversos contos de ficção científica publicados por editores portugueses e brasileiros. As suas críticas de dança aparecem regularmente na imprensa desde 2004. 

Maria João Alves

Maria João Alves é doutorada em Motricidade Humana/Dança. Professora Auxiliar de Dança na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Lisboa (UL). Coordenadora-adjunta do curso de Licenciatura em Dança é docente de Técnica de Dança Teatral (Dança Moderna e Dança Clássica), Técnica de Dança Social (Danças Internacionais), Didáticas da Dança, Metodologia do Ensino da Dança e Oficina da Dança. Tem organizado regularmente cursos abertos à comunidade, com forte ligação autárquica e participado em encontros internacionais. Investigadora do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudo em Música e Dança – INET-MD/ polo FMH.

Como Citar

Daniel Tércio, D., & Alves, M. J. (2015). Personare: dispositivo para “good vibrations”. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/14944

Edição

Seção

Part 3 - Dança/Música, Corpo/Som, novas compreensões na Arte Contemporânea