Personare: dispositivo para “good vibrations”

Authors

  • Daniel Daniel Tércio
  • Maria João Alves

Keywords:

corpo, dispositivo, telemática, improvisação

Abstract

Começando por refletir sobre os conceitos de técnica, tecnologia e dispositivo, consideramos neste estudo que o dispositivo comporta duas camadas: uma camada eminentemente técnica e uma camada geo-política. A partir destas considerações refletiremos criticamente sobre o funcionamento do dispositivo envolvido no projeto Personare Embodied Varios Darmstadt 58, sob o ponto de vista da equipa portuguesa. Referiremos as opções tecnológicas adoptadas por esta equipa, sublinhando os processos de improvisação utilizados na relação do corpo com as suas sonoridades. Assumindo que o projeto foi um work in progress, encaramos o dispositivo do Personare como um processo de sincronização telemática que aspirou conter num mesmo plano as presenças físicas reais e as tele-presenças.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daniel Daniel Tércio

Daniel Tércio. Professor Associado na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades, onde leciona os cursos de História da Dança, Estética, Movimento e expressão plástica e Novas tecnologias aplicadas à cena, ao nível da graduação e da pós-graduação. Integra a direção do INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - centro de estudos em música e dança) onde coordena o grupo de Estudos de Dança. Enquanto investigador sénior foi responsável pela execução do projeto Technological Expanded Dance, um projeto apoiado pela Ministério da Ciência em Portugal. Daniel Tércio é autor de diversos estudos sobre dança e sobre arte. Também é autor de dois romances e diversos contos de ficção científica publicados por editores portugueses e brasileiros. As suas críticas de dança aparecem regularmente na imprensa desde 2004. 

Maria João Alves

Maria João Alves é doutorada em Motricidade Humana/Dança. Professora Auxiliar de Dança na Faculdade de Motricidade Humana (FMH), Departamento de Educação, Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Lisboa (UL). Coordenadora-adjunta do curso de Licenciatura em Dança é docente de Técnica de Dança Teatral (Dança Moderna e Dança Clássica), Técnica de Dança Social (Danças Internacionais), Didáticas da Dança, Metodologia do Ensino da Dança e Oficina da Dança. Tem organizado regularmente cursos abertos à comunidade, com forte ligação autárquica e participado em encontros internacionais. Investigadora do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudo em Música e Dança – INET-MD/ polo FMH.

How to Cite

Daniel Tércio, D., & Alves, M. J. (2015). Personare: dispositivo para “good vibrations”. Revista Eletrônica MAPA D2 - Mapa E Programa De Artes Em Dança (e Performance) Digital, 2(2). Retrieved from https://periodicos.ufba.br/index.php/mapad2/article/view/14944

Issue

Section

Part 3 - Dança/Música, Corpo/Som, novas compreensões na Arte Contemporânea