Ernst Widmer: uma aproximação analítica ao seu Officium Sepulchri

Autores

  • Roberto Alejandro Pérez ESML, UE

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v11i2.34363

Palavras-chave:

Análise musical, Ernst Widmer, Officium Sepulchri, Sinos da Igreja de Livramento de Nossa Senhora, Lindembergue Cardoso.

Resumo

Como foi demonstrado na minha tese de doutoramento, o Acorde dos Sinos da Igreja de Livramento de Nossa Senhora (mi - fá sustenido e si) utilizado obsessivamente por Lindembergue Cardoso através da sua obra, teve a sua origem na obra de Ernst Widmer (o professor), Dialogo do Anjo com as três Mulheres, (Officium Sepulchri). Esta obra de Widmer foi analisada pela Doutora Ilza Nogueira para os Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA (Universidade Federal da Bahia). Sendo a análise musical por vezes uma arte, uma obra de Arte pode resistir a diversas leituras analíticas. Este é o caso. O meu ponto de vista vai ao encontro da Génese do Acorde de Lindembergue Cardoso. Serve este artigo para evidenciar a relação (influência) Mestre – Discípulo, e homenagear ao Pai da criação musical contemporânea no nordeste Brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Alejandro Pérez, ESML, UE

Professor no departamento de composição da Escola Superior de Música de Lisboa e Professor no departamento de Artes da Universidade de Évora.

Publicado

2011-08-10

Edição

Seção

Artigos