I SONARÍADE: Debatendo música, linguagem e cérebro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v15i2.47238

Resumen

El presente trabajo es fruto de una iniciativa de Sonare - Centro de Producción, Documentación y Estudios Musicales que, con el apoyo de la Universidad Federal de Bahía, principalmente a través de su Escuela de Música, logró materializar la 1a Sonaríade, la primera de la serie. de eventos online dedicados a debatir temas de interés para el campo de la música de forma multidisciplinar, con la participación de expertos invitados en los distintos campos del conocimiento involucrados en cada oportunidad. Así, acogiendo con satisfacción una provocación temática propuesta por Manoel Veiga, los otros autores respondieron en consecuencia, en función de sus respectivas especialidades. El texto aquí presentado solo incluye la provocación enviada con anticipación, así como la presentación enviada al evento por Dean Veiga. Para no traicionar la espontaneidad de los participantes y demás recursos utilizados, las respuestas presentadas, así como el resto de partes del evento online, se mantuvieron en el formato audiovisual original y están disponibles a través de los enlaces correspondientes.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Manuel Vicente Ribeiro Veiga Jr., Universidade Federal da Bahia

PhD em Música (UCLA, 1981), BS e MS da Juilliard School of Music (Piano), Professor Emérito da UFBA, Membro da Academia Brasileira de Música e da Academia de Ciências da Bahia.

Jamary Oliveira Filho, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1994), residência em Neurologia pela Universidade de São Paulo, especialização em doenças cerebrovasculares e neurointensivismo pela Universidade de Harvard (2000), doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (2001) e Mestrado em Epidemiologia pela Harvard School of Public Health (2014). Atualmente é Professor Titular de Neurociências do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Bahia e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPgCS) da Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA. Tem experiência na área de Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acidente vascular cerebral, doença de Chagas, biomarcadores e neuroimagem, atuando como Pesquisador nível 2 do CNPq.

Karina de Oliveira Santos Cordeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001), mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2007), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2012) e Pós doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018). Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, desenvolve pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: Formação do Educador, Educação Infantil e Políticas Públicas. Atualmente ocupa o cargo de Pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

João Carlos Salles Pires da Silva, Universidade Federal da Bahia

Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1985), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1992) e Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), é atualmente professor titular do Departamento de Filosofia da UFBA, no qual passou a lecionar em setembro de 1985, nele ingressando por concurso em 1990. Foi Chefe do Departamento de Filosofia (1999-2001), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (2001-2006 e 2008-2009), Coordenador de Pesquisa da UFBA (2006-2008) e Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (2009-2014). Desde agosto de 2014, exerce o cargo de Reitor da Universidade Federal da Bahia, tendo sido reeleito para mandato de 2018 a 2022. Foi eleito membro da Diretoria da ANDIFES como Vice-Presidente, em julho de 2018, para mandato de um ano; e, em julho de 2019, também para mandato de um ano, foi eleito Presidente da ANDIFES (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). Entre outros livros, publicou A Gramática das Cores em Wittgenstein (2002), O Retrato do Vermelho e Outros Ensaios (2006), O Cético e o Enxadrista: Significação e Experiência em Wittgenstein (2012), Filosofia, Política e Universidade (2016), A Cláusula Zero do Conhecimento: Estudos sobre Wittgenstein e Ernest Sosa (2017), Análise & Gramática: Mais estudos sobre Ernest Sosa e Wittgenstein (2018) e Universidade Pública e Democracia (2020). Também restabeleceu e traduziu o texto das Anotações sobre as Cores, de Wittgenstein, publicado em edição bilíngue pela Editora da Unicamp, em 2009. Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da epistemologia e da filosofia da linguagem, para a história da filosofia moderna e contemporânea, com ênfase no empirismo clássico e na obra de Ludwig Wittgenstein, bem como na obra de Ernest Sosa. Desenvolve pesquisa (Conhecimento, análise e ação: A teoria da normatividade télica na epistemologia de Ernest Sosa) com bolsa do CNPq, tendo coordenado, de 2010 a 2016, o PRONEX Filosofia e Ciências (FAPESB/CNPq), associado à pesquisa atual e a projetos de pesquisa anteriores. É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia (a partir de 2011) e membro da Academia de Letras da Bahia, na qual, eleito em 2014, ocupa a cadeira 32, cujo patrono é o cachoeirano André Pinto Rebouças. Além disso, é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Filosofia Moderna e Contemporânea, ao qual se vincula o Grupo de Estudos e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática (http://www.efg.ufba.br), em funcionamento regular desde 2000. E, tendo sido por dois mandatos presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF), de outubro de 2002 a dezembro de 2006, presidiu a Sociedade Interamericana de Filosofia (SIF) de outubro de 2013 a outubro de 2019.

Publicado

2021-12-30