Musicologia e pós-disciplinaridade: da musicologia comparada à etnomusicologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v14i2.41974

Palavras-chave:

Palavras-Chaves, Musicologia comparada, etnomusicologia, musicologia, Musikwissenschaft.

Resumo

Resumo: A compartimentação do termo musicologia em histórica, sistemática, comparada e etnomusicológica, mostram a necessidade de acompanhar o desenvolvimento dos paradigmas conceituais que vieram a definir o campo. Propomos compreender como a ampliação do campo de estudo da musicologia comparada, não resistindo às pressões metodológicas num contexto de grande diversidade de acontecimentos, cedesse espaço a outra disciplina que suportasse essas novas significações e metodologias. O método utilizado na pesquisa foi o método descritivo e bibliográfico. Os resultados da pesquisa mostram que o envolvimento de várias disciplinas, dentre elas a antropologia, significou em uma reorientação disciplinar que permitisse ir além de comparação e classificação, levando a musicologia comparada a dar lugar à etnomusicologia. A conclusão é de que o enfoque nas ciências sociais trouxe um caráter multidisciplinar à maneira como os teóricos estavam lidando com a música não-ocidental. Isso gerou novos enfoques sobre os quais analisar música e o comportamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givas Demore, Universidade de Brasília

Possui diploma de canto popular pela Escola de música de Brasília (2014), possui licenciatura em música e especialização em educação musical pelo centro universitário Claretiano – SP (2017). É mestrando em Música pela Universidade de Brasília. Atualmente atua como professor de música, canto violão no setor privado. Tem experiência na área de Música, com ênfase em musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: música popular e cristã, etnomusicologia, cultura popular.

Beatriz Magalhães-Castro, Professor associado na Universidade de Brasília

Obteve o Premier Prix na Classe de Flauta - Conservatoire National Supérieur de Musique de Paris, e graduação nas Classes de História da Música e Análise naquele conservatório (1985), Mestrado em Música (Master of Musical Arts, MMA) - The Juilliard School of Music (1987) e doutorado em Música (Doctor of Musical Arts, DMA) - The Juilliard School of Music (1992). Realizou estudos de pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa / Biblioteca Nacional de Portugal (2002-2008). Atualmente é professor associado III da Universidade de Brasília, foi Editora da Revista "Música em Contexto" (2007-2017) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Música em Contexto da UnB (2004-2007; 2014-2017), o qual fundou e atuou como primeira Coordenadora. Tem experiência na área de Artes/Música, com ênfase em Musicologia e Performing Practices, atuando principalmente nos seguintes temas: música instrumental, difusão do classicismo musical, bibliotecas digitais, repertórios e fontes internacionais para a música Ibero-Americana, tradição e inovação na Música Brasileira Popular. Entre 2010-2016 atuou como tutora do Grupo-PET "Música em Etnografia" no Programa de Educação Tutorial (PET-MEC), no mapeamento das práticas musicais do DF e RIDE. É Presidente da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS), Coordenadora do Comitê RILM-Brasil e membro do Comitê RISM-Brasil e Vice-Presidente da IAML-Brasil-Seção brasileira da Associação Internacional de Bibliotecas de Música, Arquivos e Centros de Documentação Musical (IAML/AIBM), o qual fundou e coordenou desde 2009 até a sua formalização em 2014 (aprovação na Assembléia Geral da IMAL, Antuérpia, Julho de 2014). É membro da Commission Mixte do RISM (Frankfurt) como representante da IAML/AIBM internacional. Atualmente desenvolve monografia resultante da pesquisa como recipiente do Prêmio Bolsa de Pesquisa do Ministério da Cultura / Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, edição 2009-2010, focado sobre a Coleção Teresa Christina Maria e a prática da música instrumental durante os I e II Reinados. ResearcherID: K-3918-2015

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos