Procedimentos de Ensino e Aprendizagem da Notação Musical na Perspectiva dos Licenciandos

Autores/as

  • Teresa Mateiro UDESC e Örebro University
  • Tâmara Okada UDESC

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v13i1.34413

Resumen

Este estudo teve como finalidade compreender, a partir da percepção de licenciados acerca de uma aula de música gravada em vídeo, a relação existente entre a representação da notação musical não tradicional e sua utilização durante os processos de ensino e aprendizagem do sistema simbólico musical. Os estudantes do curso de Música-Licenciatura escreveram individualmente suas observações enquanto viam o vídeo, objetivando capturar suas reações imediatas. Para a análise dos dados empregou-se o conjunto de técnicas da Análise de Conteúdo, categorizando-se os textos dos estudantes em unidades temáticas. Os dados classificados na categoria denominada de notação musical são apresentados e discutidos neste artigo à luz de conceitos e estudos acerca da notação musical tradicional e não tradicional. Os resultados mostram que uma quantidade significativa de estudantes citaram a maneira como a professora utilizou desenhos de guarda-chuvas e corações para representar a notação musical tradicional, auxiliando a compreensão e assimilação das crianças do conteúdo que estava sendo abordado. Conclui-se, assim, que a utilização de desenhos familiares à criança pode ser uma ferramenta de apoio pedagógico para a aprendizagem dos conteúdos de percepção musical.

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Publicado

2014-01-30

Número

Sección

Artículos