O Desenvolvimento da Leitura e execução Musical dos Alunos de Canto do Conservatório de Música de Sergipe utilizando a Flauta Doce.

Autores/as

  • Marcos dos Santos Moreira Universidade Federal da Bahia
  • Gisane Campos Monteiro Conservatório de Música do Estado de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v10i1.34338

Palabras clave:

Canto, Psicomotricidade, Flauta Doce.

Resumen

Observando as deficiências musicais dos alunos de Canto do Conservatório de Música de Sergipe nas matérias de percepção musical, foram levantadas as hipóteses de que essas dificuldades existiam por causa da deficiência no processo de aprendizagem e por não dominarem um instrumento musical que proporcionasse uma referência do som fixo. Para a comprovação disso foi elaborado o Projeto de desenvolvimento da leitura e execução musical utilizando a flauta doce no processo de aprendizagem baseando sua metodologia na construção teórica de Jean Piaget, Vygostsky, Bloom e Swanwick, desenvolvida em três fases com observação ainda em andamento através das aulas em grupos e dados coletados também em questionário respondido pelos participantes, que foram comprovadas melhoras nos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor em análise entre três grupos de alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos dos Santos Moreira, Universidade Federal da Bahia

Marcos Moreira é Mestre e Licenciado em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal da Bahia. Fundador da 1ª Banda de Música do município de Indiaroba-Se tem atuado como docente nas áreas de Instrumento/ Piano, Educação Especial e ensino de pós-graduação de Arte-educação. Constam publicações suas em Anais de Encontros e Simpósio nacionais e Internacionais de Música, Psicologia e Educação musical especial. Obteve classificação em diversos concursos de Educação / Música e apresentado comunicações nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba e São Paulo. Sua linha de pesquisa baseia-se em Educação/ Sociedade/ Arte. Atualmente é Professor Assistente do quadro permanente da Universidade Federal de Alagoas.

Gisane Campos Monteiro, Conservatório de Música do Estado de Sergipe

Possui graduação em Música Sacra - SEMINARIO TEOLOGICO BATISTA DO SUL DO BRASIL (1998), graduação em Canto pela Universidade Federal da Bahia (2006) e especializando-se em Docência Para Ensino Superior pela Universidade Federal de Sergipe(2008). Tem experiência na área da Música, com ênfase em Canto, Coros sacros e Ensino musical.Atuou em 2008 como Professora de Canto pelo Conservatório de Música de Sergipe.

Publicado

2009-10-14

Número

Sección

Artículos