Coesão Discursiva nos Grandes Estudos de Liszt

Autores/as

  • Daniel do Nascimento Andrade Bento Instituto de Artes da UNESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v10i1.34337

Palabras clave:

Teoria, Análise, Subtematismo, Piano, Liszt

Resumen

Os Grandes Estudos de Liszt são os mais diretos antecedentes dos seus Estudos de execução transcendental. Nesses, a emergência de um todo coeso é perfeitamente demonstrável, sendo necessário investigar se tal processo também ocorre naqueles. Tal exame é o objetivo do presente trabalho. Seu fundamento teórico é o subtematismo de Dahlhaus, e o procedimento metodológico consiste na exploração de relações analíticas que se mostrem compatíveis com ele. Como conseqüência dessa investigação, pode-se confirmar a presença de processos de coesão nos Grandes Estudos, mesmo que neles seja insustentável a consideração de uma arquitetura única e plena.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel do Nascimento Andrade Bento, Instituto de Artes da UNESP

Graduado em Composição e Regência pelo IA-UNESP, Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Pós-Doutorando pelo IA-UNESP (música), Professor no IA-UNESP (música). Autor de "Beethoven o princípio da modernidade".

Publicado

2009-10-14

Número

Sección

Artículos