A funcionalidade tonal expandida através de nuvens harmônicas

Autores/as

  • Carlos de Lemos Almada UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v10i1.34327

Palabras clave:

Primeira Sinfonia de Câmara op.9, harmonia, funcionalidade tonal, escala de tons inteiros

Resumen

Este estudo aborda o conceito de “nuvem harmônica”, elaborado especialmente para definir uma situação composicional específica presente na Primeira Sinfonia de Câmara, op.9, de Arnold Schoenberg. Trata-se do emprego da escala de tons inteiros na construção de trechos musicais que desempenham nitidamente funções tonais reconhecíveis. As “nuvens harmônicas”, por sua vez, associam-se a outro conceito correlato, o de “cortinas cadenciais” (ALMADA, 2007a), com ambas as aplicações opondo-se ao emprego do mesmo material melódico-harmônico com finalidades não-tonais: os três casos ocorrem durante a Sinfonia e recebem aqui definições e delimitações apropriadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos de Lemos Almada, UNIRIO

Doutorando em música (linguagem e estruturação musical) pela UNIRIO. Compositor e autor de livros sobre música ("Arranjo". Campinas: Editora UNICAMP, 2000; "A estrutura do choro". Rio: Da Fonseca, 2006).

Publicado

2009-10-14

Número

Sección

Artículos