Un análisis ecléctico de la sonata para piano opus 55 nº 3 de Alberto Ginastera (1916-1983)

Autores/as

  • Juan Pablo Marcó Hraste Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rodolfo Augusto Faistauer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v9i2.34317

Palabras clave:

sonata – interpretação, folclórico, erudito, análise eclética

Resumen

O presente trabalho apresenta uma análise sobre os elementos folclóricos e eruditos encontrados na Sonata para piano opus 55 nº 3 de Alberto Ginastera. Tomou-se como referencial a análise desenvolvida por Lawrence Ferrara no Capítulo seis “An eclectic method for sound, form and representation” do seu livro “Philosophy and the Analisis of Music”. Dentro deste tipo de análise, apresentam-se diferentes enfoques analíticos: convencionais (que descrevem a forma musical ou sintaxe); fenomenológicos (descrições do som no tempo); e hermenêuticos (que descrevem os significados referenciais). Cada um destes enfoques é desenvolvido para finalmente favorecer uma visão holística, que permita estabelecer uma rede de relações estruturais, funcionais, significativas entre cada um dos elementos que o analista-intérprete determinou para abordar a interpretação musical da sonata, facilitando a comunicação.

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Biografía del autor/a

Juan Pablo Marcó Hraste, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Música pela UFRGS. Pianista.

Rodolfo Augusto Faistauer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Freqüenta o curso de Bacharelado em Piano na UFRGS.

Publicado

2009-02-07

Número

Sección

Artículos