O período Nacionalista de Cláudio Santoro: Estilo e Estrutura

Autores/as

  • Sérgio Nogueira Mendes UNB

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34288

Palabras clave:

Musicologia histórica

Resumen

Resumo: Artista de obra extensa e variada, Cláudio Santoro afastou-se gradativamente de sua escrita atonal-dodecafônica, por volta de meados da década de quarenta, para converter-se, após o advento do “Congresso de Praga”, a uma expressão musical de claro conteúdo nacionalista. O presente trabalho pretende demonstrar, através da análise de obras do período e de documentação selecionada no arquivo pessoal do compositor, algumas das principais características estilísticas e estruturais deste idioma nacionalista. Serão trazidos � baila, conjuntamente, além dos procedimentos técnicos empregados na manipulação de um material harmônico e melódico específico, também o discurso estético-ideológico do compositor baseado no normativismo do Realismo Socialista.

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Biografía del autor/a

Sérgio Nogueira Mendes, UNB

Professor assistente - Unb Departamente de Música-estruturação musical

Publicado

2007-12-12

Número

Sección

Artículos