“Escuta o tum e faz tum, tum”: A aprendizagem musical/cultural na formação identitária em um Terno de Congado de Montes Claros-MG
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v5i0.34235Palabras clave:
Etnomusicologia, CongadoResumen
Este trabalho buscou, através de uma pesquisa bibliográfica e trabalho de campo, que incluiu uma observação participante, analisar os processos de transmissão do conhecimento musical e as formas de vivência em grupo no Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário do Mestre João Farias de Montes Claros-MG. Com devoção a santos católicos, esse grupo insere a música em um contexto religioso num processo de rememoração � s coroações dos Reis africanos. Este estudo revelou que a transmissão dos ensinamentos nesta manifestação se dá de forma oral e aural. Na ação etnometodológica emerge estratégias pessoais de aprendizagem e a troca de informações, e da cumplicidade entre os atores nasce o fortalecimento de uma identidade. A estrutura que acolhe, discute, interage e proporciona a própria descoberta na aprendizagem é recoberta por uma malha de significados representativos da cultura que transcende a aprendizagem da música e perpassa a vida dos integrantes do grupo, culminando numa identidade musical/cultural.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2006-06-09
Número
Sección
Artículos