Um Repertório Musical de Caboclos no Seio do Culto aos Orixás, em Salvador da Bahia

Authors

  • Sonia Maria Chada Garcia UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v3i0.34214

Keywords:

Música

Abstract

Perante a sociedade brasileira, a música de candomblé se constitui num sistema musical distinto de outros sistemas musicais existentes no espaço e no tempo neste país. Plasmou-se pela reconstrução de elementos característicos de músicas e fazeres musicais de etnias africanas aqui trazidas como escravas, sob a relativa indiferença de poderes como o da religião católica dominante que não os levava a sério como religião ou como ameaça � sua hegemonia. De sua parte, este candomblé não impunha restrições nem exclusividade � participação de seus devotos. Tal situação teria sido provavelmente bem distinta se o confronto externo dos sistemas envolvesse a rigidez do protestantismo ou até mesmo de Islã, este já eliminado na revolução de 1835, a dos Malês, quase contemporânea do surgimento da primeira casa de candomblé em Salvador.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-06-04

Issue

Section

Articles