Acerca da doçura de morrer no mar, por Caymmi e Widmer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v14i2.42813

Palavras-chave:

Ernst Widmer, Dorival Caymmi, Cancioneiro da Bahia

Resumo

Ernst Widmer, ao longo de sua carreira na Bahia teceu uma rede de interações com a música e cultura local que atingiu diversas frentes. Seu espirito inventivo e sua postura aberta ao diálogo procurou alinhar linguagens e práticas musicais, todas revertidas num processo composicional de inumeros e profundos desdobramentos didáticos. Por certo, Widmer tunha grande admiração pela melodia "É Doce Morrer no Mar" do não menos genial Dorival Caymmi, a partir de versos do brilhante Jorge Amdo. Que linda combinação baiana, sobre a doçura do paradoxo de morrer no mar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Maurício Valle Brandão, UFBA

José Maurício Brandão é graduado em Instrumento/Piano (UFBA, 1993), Mestre em Música, em Regência Orquestral (UFBA, 1999), Doutor em Música, em Regência Orquestral e Operística (UFBA, 2009), e Doutor em Música em Regência Orquestral e Musicologia (Louisiana State University, EUA, 2011). Atualmente é Professor Adssociado de Regência na UFBA, onde exerce também as funções de Diretor da Escola de Música e Coordenador Artístico da Orquestra Sinfônica e Madrigal da UFBA. Foi maestro assistente e docente no Departamento de Arte da Universidade Estadual de Londrina (Londrina/PR, 1994-95). Foi regente do Madrigal da UFBA (1998-2001); regente titular do Coral da Universidade Católica do Salvador (1997-2007); regente fundador e coordenador da Orquestra Sinfônica da Juventude de Salvador/BA (2001-2006). Foi ainda professor substituto na UFBA em três períodos de dois anos, tendo dirigido inúmeras vezes a Orquestra Sinfônica da UFBA; Tem regido concertos com as orquestras da UFBA, UFRJ e LSU, além de trabalhos como maestro convidado da Orquestra Sinfônica da Bahia, da Louisiana Youth Orchestra, e em outras cidades americanas como Baltimore, Scranton e New York, latino americanas como Buenos Aires, Montevidéu e Lima, além de Lisboa, Porto e Aveiro, paralelamente às suas atividades como instrumentista de câmara, ao piano, órgão, e ao cravo.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos