Notas para a dramaturgia de Fosca da Antônio Carlos Gomes

Autores

  • Marcos Virmond IA-UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v14i2.38837

Palavras-chave:

Ópera, Fosca, Antonio Carlos Gomes, Performance, Dramaturgia.

Resumo

Fosca de Carlos Gomes é obra fulcral em sua produção, propondo mudanças que atingem o modelo da ópera italiana da época. A nova leitura de Eduardo Strausser e Stefano Poda em 2016 suscitou reflexões e proposituras de performance que justificam esse artigo, centrado na sustentação de três modificações de ordem dramatúrgica e musical que pretendem ampliar as qualidades inerentes a esse texto musical de Gomes. A primeira refere-se a incompreensível omissão dramatúrgica de Poda na última cena da ópera e as duas restantes se concentram em modificações de andamento e articulação que pretendem realçar ou corrigir o verdadeiro sentido do texto musical e dramático na procissão das noivas do segundo ato. Com isso, acredita-se aproximar-se mais ao real sentido dramático e às intenções do compositor

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Biografia do Autor

Marcos Virmond, IA-UNICAMP

Doutor em música pela UNICAMP; professor colaborador do Departamento de Música do IA-UNICAMP; pesquisador em musiologia histórica sobre ópera italiana e relações transatlanticas Europa-América

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Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos