Processos de elaboração de arranjos no trabalho do grupo Alma Brasileira Trio

Autores

  • Celso Ribeiro Bastos Filho Escola de Música de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v13i2.34405

Palavras-chave:

arranjo, processos criativos em música, música brasileira, Música Popular Brasileira, música de câmara, práticas de performance musical, práticas interpretativas, flauta, violão, violoncelo

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal discutir aspectos relevantes dos processos de criação e elaboração de arranjos vivenciados pelo grupo musical Alma Brasileira Trio (Brasília/DF), principalmente no que diz respeito à utilização de técnicas e procedimentos no desenvolvimento de uma escrita idiomática para a formação de câmara flauta, violão e violoncelo. Tal abordagem se dá tendo como principal referência o arranjo Clubes das Esquinas, de Ocelo Mendonça (n. 1965): uma fantasia a partir de temas das canções Clube da Esquina e Clube da Esquina nº 2, ambas de autoria de Milton Nascimento, Lô Borges e Márcio Borges.

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Biografia do Autor

Celso Ribeiro Bastos Filho, Escola de Música de Brasília

Docente, pesquisador, violonista, arranjador e produtor musical, natural de Brasília/DF, é bacharel em violão, licenciado em música (Universidade de Brasília/UnB) e mestre em música (Universidade Federal de Goiás/UFG). Atua como docente na Escola de Música de Brasília. É integrante do grupo musical Alma Brasileira Trio.

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Publicado

2015-01-02

Edição

Seção

Artigos