Villa-Lobos: os Choros como retrato musical do Brasil (1920-1929)

Autores

  • José D'Assunção Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v13i2.34404

Resumo

Este artigo busca examinar uma das mais inventivas fases do trabalho musical de Villa-Lobos: a década de 1920. Será analisada, particularmente, a série dos Choros. O problema examinado é o encaminhamento de um retrato do Brasil através desta série de composições de Villa-Lobos. Depois de algumas reflexões sobre o Choro como um gênero popular da música brasileira, os Choros de Villa-Lobos são abordados como um novo e específico gênero musical recriado por Villa-Lobos, apresentando como principal característica a combinação de diversas tradições nacionais e populares a partir de um tratamento modernista e experimental

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Biografia do Autor

José D'Assunção Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor-Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História. Professor-Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Doutor em História pela UFF.

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Publicado

2015-01-02

Edição

Seção

Artigos