Sistema computacional aplicado ao contraponto musical

Autores

  • Rodrigo Schramm Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernando Lewis de Mattos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v12i2.34380

Palavras-chave:

Aprendizagem Autônoma de Música, Aprendizagem de Máquina, Contraponto Musical, Educação Musical a Distância

Resumo

Na teoria musical, o contraponto é uma técnica compositiva que permite a adição de novas melodias a um cantus firmus por meio do uso de restrições lógicas. O algoritmo proposto neste artigo utiliza o método de aprendizagem por reforço Q-Learning para resolver o problema do contraponto de primeira espécie. Para realizar essa tarefa, é utilizado um conjunto de regras que geram recompensas e que atualizam iterativamente o modelo. Ao final de todo o processo, o sistema produz uma nova melodia adequada à melodia de referência. Esse artigo apresenta detalhes da implementação e uma breve discussão dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Schramm, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor assistente no Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande Sul, atuando diretamente na criação de recursos didáticos que buscam apoiar o processo de ensino-aprendizagem musical.

Fernando Lewis de Mattos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor adjunto do Departamento de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua nas disiplinas Análise Musical, Harmonia e Estética da Música. Instrumentista (violão e viola caipira) e compositor com obras para várias formações vocais e instrumentais, experiências eletroacústicas e trilha para teatro, vídeo e cinema, dedica-se, também, à pesquisa da música brasileira moderna e contemporânea.

Downloads

Publicado

2012-05-17

Edição

Seção

Artigos