Contribuições Brasileiras na Composição para Violino, Viola e Viola Pomposa

Autores

  • Zoltan Paulinyi Universidade de Évora; Unimem; OSTNCS

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v12i2.34377

Palavras-chave:

Música, Musicologia histórica, Composição

Resumo

A história do violino é notoriamente ligada ao Brasil no desenvolvimento organológico do arco. Para ampliar o panorama das contribuições originais brasileiras também no repertório, notáveis composições podem ser agrupadas em três fases cronológicas a partir do século XX: (1) inovação técnica, (2) caracterização de estilo, (3) expansão técnica. Na parte técnica, Flausino Vale foi um dos primeiros a registrar o uso de sotto le corde, e novos autores, como Crowl, Paulinyi e Carvalho, buscam diferentes combinações de harmonia, timbre e disposição espacial. Na caracterização estilística, Villa-Lobos, Guarnieri, Lacerda, Guerra-Peixe, Mahle e Santoro protagonizaram forte embate ideológico, resultando num cenário atual que Prado denominou de "linguagem múltipla".

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Biografia do Autor

Zoltan Paulinyi, Universidade de Évora; Unimem; OSTNCS

Vencedor do programa Bento de Jesus Caraça (2011/2012); Diretor do Intercâmbio SPES de Música de Câmara (2008-); Missão de investigação na Unimem (Universidade de Évora) sob os auspícios de OSTNCS (2010-); Mestre em Música pela Universidade de Brasília (2010); Bacharel em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999);

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Publicado

2012-05-17

Edição

Seção

Artigos