A Aprendizagem Musical Amadora nas Bandas de Música da Confederação Musical da França (CMF): em vista de uma aplicação ao contexto brasileiro

Autores

  • Marco Antonio Toledo Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA e UNIVERSIDADE DE TOULOUSE LE MIRAIL (FRANCE)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v12i1.34366

Palavras-chave:

Ensino nas Bandas de Música, Confederação Musical da França, Democratização do ensino musical

Resumo

Este artigo discorre sobre os resultados de uma pesquisa de doutorado concluída que analisou de forma detalhada a pedagogia musical utilizada nas bandas de música amadoras na França que utilizam o esquema de orientação pedagógica do Ministério da Cultura e da Comunicação colocado em prática graça as mudanças ocorridas nesse Órgão a partir de 1982. Esse esquema de orientação pedagógica foi sistematizado pela Confederação Musical da França para poder ser aplicado também em instituições de ensino musical que não são ligadas diretamente ao Estado. Tais mudanças contribuíram para a elevação do nível musical e educacional das bandas de música francesas, possibilitando seus alunos a galgarem espaço em instituições de ensino antes restritos, na maioria dos casos, aos alunos dos Conservatórios e Escolas de Música. A análise destas mudanças possibilita possíveis aplicações ao contexto brasileiro que, a partir deste estudo científico, poderão contribuir de maneira significativa para a educação musical nas bandas de música brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Toledo Nascimento, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA e UNIVERSIDADE DE TOULOUSE LE MIRAIL (FRANCE)

Doutor em Musica pela UFBA e pela Universidade de Toulouse. Professor do curso de licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará-Campus Sobral. Encarregado da disciplina "Pràtica Instrumental-Sopros".

Downloads

Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Artigos