Corpo e voz: um estudo sobre a saúde vocal de graduandos em Música e Educação Artística

Autores

  • Rita de Cássia Fucci Amato Universidade Federal do ABC / Faculdade de Música Carlos Gomes

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v10i1.34336

Palavras-chave:

saúde vocal, agressões à voz, fisiologia vocal, educação vocal

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar uma análise da prática de cuidados e atitudes de agressão à voz, tendo como base um público composto por alunos de cursos de graduação em Música e Educação Artística de duas instituições de ensino superior da cidade de São Paulo-SP. O método de pesquisa adotado foi a aplicação de um questionário semi-estruturado (anamnese) a 165 estudantes. Conjugando-se os resultados do levantamento de dados empírico a uma revisão bibliográfica acerca da relação da saúde vocal, concluiu-se que os graduandos em Música e Educação Artística pesquisados não revelaram, no geral, dados alarmantes sobre sua uma saúde vocal, porém necessitam de uma melhor formação acerca da fisiologia vocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Fucci Amato, Universidade Federal do ABC / Faculdade de Música Carlos Gomes

Doutora e mestra em Educação (UFSCar), especialista em Fonoaudiologia (UNIFESP) e bacharel em Música com habilitação em Regência (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2009-10-14

Edição

Seção

Artigos