Corpo e voz: um estudo sobre a saúde vocal de graduandos em Música e Educação Artística
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v10i1.34336Palavras-chave:
saúde vocal, agressões à voz, fisiologia vocal, educação vocalResumo
O objetivo deste artigo é realizar uma análise da prática de cuidados e atitudes de agressão à voz, tendo como base um público composto por alunos de cursos de graduação em Música e Educação Artística de duas instituições de ensino superior da cidade de São Paulo-SP. O método de pesquisa adotado foi a aplicação de um questionário semi-estruturado (anamnese) a 165 estudantes. Conjugando-se os resultados do levantamento de dados empírico a uma revisão bibliográfica acerca da relação da saúde vocal, concluiu-se que os graduandos em Música e Educação Artística pesquisados não revelaram, no geral, dados alarmantes sobre sua uma saúde vocal, porém necessitam de uma melhor formação acerca da fisiologia vocal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-10-14
Edição
Seção
Artigos