Construindo PONTES significativas no ensino de música

Autores

  • Alda de Jesus Oliveira UFBA
  • Angelita Broock Universidade Federal da Bahia
  • Flavia Candusso Universidade Federal da Bahia
  • Jean Joubert Mendes Universidade Federal da Bahia
  • Mara Menezes Universidade Federal da Bahia
  • Raul Costa d’Avila Universidade Federal da Bahia
  • Rejane Harder Universidade Federal da Bahia
  • Zuraida Abud Bastião Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34310

Palavras-chave:

Educação musical, pontes de articulação, formação de professores, prática de ensino

Resumo

Este artigo descreve exemplos de ações docentes em aulas de música em diversos contextos, onde são apontadas algumas articulações pedagógicas elaboradas espontaneamente ou planejadas pelos professores, interpretadas à luz da concepção de orientação para a prática docente, PONTES (OLIVEIRA, 2001). Diante de observações sistemáticas em diversos contextos (OLIVEIRA; CANDUSSO e MENDES, 2006), pode-se constatar que esta orientação pedagógica pode ser adequada para orientar professores de música que atuam em contextos onde predominam acentuadas diferenças individuais de desenvolvimento e interesses, grupos multiculturais, equipes interdisciplinares. No artigo são mencionados exemplos de pontes em situações de ensino e de aprendizagem musical com a) musicalização infantil (0 a 4 anos), b) ensino especializado de música para crianças em cursos de extensão universitária, c) a formação de capoeiristas, d) formação de congadeiros, e) aprendizagem da viola machete, f) estagiária que ensina a alunos de escola pública da quinta série fundamental, g) estagiário em turma de Teoria I na universidade e h) com professores experientes de flauta transversal no ensino superior, graduação e pós-graduação. ========================================= Abstract This article describes examples of teacher actions in music classes in several contexts (formal and informal), pointing some spontaneous or planned pedagogical articulations, which are interpreted under PONTES approach (OLIVEIRA, 2001). Observing systematically examples in community music contexts (OLIVEIRA; CANDUSSO e MENDES, 2006), one may consider this approach adequate for teacher training courses who will work with groups of highly diverse populations (development, interests, multicultural groups, interdisciplinary teams). In this article are mentioned examples of bridges developed in a) music initiation classes for babies; b) music teaching for fundamental level children in university extension programs; c) community educational programs of capoeira, d) community educational programs of congado, e) viola de machete learning process, f) teacher education program in public school (fifth level); g) teacher education program in Music Theory I, superior level course; h) flute pedagogical processes of experienced university professor.

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Biografia do Autor

Alda de Jesus Oliveira, UFBA

Educadora Musical com PhD pela Universidade do Texas em Austin, USA PPGMUS/UFBA Professora Orientadora Pesquisadora 1 A CNPq

Angelita Broock, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Educação Musical pela UFBA e bolsista CAPES

Flavia Candusso, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação Musical pela UFBA e professora do Departamento do CLEM

Jean Joubert Mendes, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Etnomusicologia e bolsista CNPq

Mara Menezes, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Música pela UFBA e professora do Departamento de CLEM

Raul Costa d’Avila, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Execução Musical (Flauta Transversal) pela UFBA; professor da UFPEL, bolsista CAPES

Rejane Harder, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação Musical pela UFBA e bolsista CAPES

Zuraida Abud Bastião, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação Musical pela UFBA e professora substituta do Departamento de CLEM

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Publicado

2007-12-12

Edição

Seção

Artigos