Destruindo o mito e construindo o homem: revendo Antônio Carlos Gomes

Autores

  • Marcos da Cunha Lopes Virmond USC
  • Rosa Maria Tolon Marin USC
  • Edu Toledo Instituto de Arte Contemporânea

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v9i1.34294

Palavras-chave:

musicologia histórica, música brasileira, Antônio Carlos Gomes

Resumo

O presente estudo objetiva identificar e discutir dois dos mais relevantes fatores que contribuíram para o declínio da obra e da figura de Antônio Carlos Gomes enquanto compositor – a proclamação da república e a Semana de Arte Moderna. Por meio de análise e reflexão documental exploratória identificam-se a repercussão dos fatores referidos sobre a obra e a figura do compositor. Conclui-se que suas ligações com a monarquia contribuíram para uma indisposição da nova república com sua figura e que a estética européia adotada por Gomes servia, como antítese, às necessidades transformadoras da Semana de Arte Moderna.

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Biografia do Autor

Marcos da Cunha Lopes Virmond, USC

Professor do Departamento de Música da Universidade do Sagrado Coração. Musicologia

Rosa Maria Tolon Marin, USC

Professora do Departmento de Música da Universidade do Sagrado Coração. Praticas interpretativas

Edu Toledo, Instituto de Arte Contemporânea

Professor e interprete

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Publicado

2008-09-22

Edição

Seção

Artigos