Retórica e Fuga: uma análise da Fuga em Mi menor, op. 87 n° 4 de D. Shostakovich a partir da metodologia de Scott Roberts

Autores

  • Luciana Noda UFRGS
  • Any Raquel Carvalho UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34285

Palavras-chave:

fuga, análise retórica, elementos identificadores

Resumo

O artigo investiga a retórica da Fuga opus 87 n° 4 de Dmitri Shostakovich. Para atingir tal objetivo, foram utilizados os trabalhos de Lester (1986, 2001), Harrison (1990) e Roberts (2004). Neste último, estão os princípios metodológicos utilizados para a realização desta pesquisa, os quais consistem, basicamente, no reconhecimento dos elementos identificadores [notable properties], termo utilizado por Roberts para denominar propriedades distintas de uma fuga. Roberts (2004) aplicou seu método para reconhecer a natureza, retórica ou literal de quatro fugas de Bach para órgão (BWV 533, 545, 547 e 578). Na fuga dupla n° 4, em Mi menor, de Shostakovich foram encontrados cinco elementos identificadores: graus da escala em suspensão, ambigüidade tonal/modal, relação entre Integrantes, presença do terceiro contra-sujeito para um dos sujeitos e seções paralelas intensificadas. No discurso, a presença e inter-relações mútuas dos elementos identificadores estabelecem conflitos, os quais são resolvidos revelando a natureza retórica da composição.

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Biografia do Autor

Luciana Noda, UFRGS

Pianista, doutoranda em Práticas Interpretativas na UFRGS.

Any Raquel Carvalho, UFRGS

Professora no PPG Música e Instituto de Artes/UFRGS, organista, pesquisadora CNPq.

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Publicado

2007-12-12

Edição

Seção

Artigos