Em educação musical "cem flores desabrocham e cem escolas de pensamento disputam". Isso é um problema?

Autores

  • Robert Walker
  • Eduardo Luedy UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34270

Palavras-chave:

Educação Musical

Resumo

O presente artigo toma como ponto de partida a problemática justificação da inclusão do ensino de música numa educação escolar, apresentando os argumentos que utilizamos tradicionalmente para defender a presença da música nos currículos escolares com vistas a discutir aquilo que o autor toma como uma crise geral do ensino de música, ou, mais apropriadamente, como uma falta de propósito da educação musical contemporânea. Crise que reside fundamentalmente no descompasso entre aquilo que durante décadas serviu de fundamento para a defesa de sua inclusão nos currículos escolares – aí incluídas as noções tradicionais de estética e de valor em arte – e as transformações históricas, sociais e culturais mais amplas que vêm redefinindo papéis e funções da arte nas sociedades ocidentais contemporâneas e, conseqüentemente, o próprio papel da educação musical na sociedade. O autor busca demonstrar como as noções correntes sobre música e valor em arte emergiram em determinado momento da história do pensamento artístico ocidental, mais especificamente, em fins do século XVIII e que estas estão longe de representar ou de explicar a realidade das diversas experiências humanas que fazem uso daquilo que consideramos, nós ocidentais, ser um comportamento musical. Propõe, assim, uma relativização das noções de individualidade e de autonomia da arte, situando-as em contexto cultural e perspectiva histórica, e discutindo-as enquanto construções sociais. Para o autor, precisamos fazer mais do que meramente ensinar habilidades e técnicas. A justificativa da música na educação reside mais na justificativa da educação em si. Para os educadores musicais, a tarefa não reside na sua defesa, mas em engajarem-se no debate acerca do que vem a ser educação e quais deveriam ser seus objetivos.

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Biografia do Autor

Robert Walker

Professor associado da University of New South Wales, em Sydney, Austrália e é, desde 1994, membro da comissão de pesquisa da International Society for Music Education (ISME). Autor de diversos livros e artigos na área de Educação Musical, tem se dedicado a discutir tanto aspectos filosóficos, sociais e culturais envolvidos nas práticas de ensino de música, quanto aspectos relativos à psicologia da música e percepção musical.

Eduardo Luedy, UFBA

Professor assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana. Mestre em Educação Musical pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2007-12-12

Edição

Seção

Artigos