Rudimentos de uma inspeção topográfica aplicados a "Passacaglia" para orquestra, opus 1, de Anton Webern

Autores

  • Alexandre Reche e Silva emus-ufba

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v7i0.34268

Palavras-chave:

Bottom-Up, Composição, Desenho Composicional, Inspeção, Metas Composicionais, Sonograma, Top-Down, Topografia, Longo Prazo

Resumo

O presente artigo se articula em duas partes. Na primeira parte destacamos o fazer composicional com ênfase na abordagem "bottom-up". Rumo a uma telescopia da Composição apresentamos a ênfase na abordagem "top-down". Após sugerirmos um diálogo entre as duas abordagens, enunciamos a Composição como paradigma de investigação, lançando os rudimentos do que se denominará “inspeção topográfica”. Em seguida, reunimos informações a fim de produzirmos uma imagem da obra. Nos referimos ao acesso a metas composicionais, citando alguns exemplos de como elas são alcançadas e deixadas. Na segunda parte fazemos algumas especulações do ponto de vista global, oriundo da possibilidade telescópica alcançada, visando abstrair conexões.

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Biografia do Autor

Alexandre Reche e Silva, emus-ufba

doutorando em composição pela escola de música da ufba

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Publicado

2006-12-17

Edição

Seção

Artigos