1º Caderno de Ponteios para piano de Camargo Guarnieri: uma concepção da totalidade da obra

Autores

  • Daniel Junqueira Tarquinio Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v7i0.34260

Palavras-chave:

Práticas Interpretativas, Ponteios para piano, Camargo Guarnieri, Totalidade, Imagem Artística, Unidade Complexa, Partes, interação, organização, Edgar Morin, Concepção da Obra,

Resumo

Neste artigo, busca-se demonstrar que o 1º Caderno de Ponteios de Camargo Guarnieri, pode ser percebido como uma totalidade e não somente como dez peças avulsas. Para tal utiliza-se a contextualização histórica, a análise musical, a descrição da imagem artística ( segundo H. Neuhaus) de cada Ponteio e um suporte epistemológico que abarca as noções de totalidade, sistema, unidade complexa, partes, interação, organização, emergências presentes no trabalho de Edgar Morin O Metodo 1.

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Biografia do Autor

Daniel Junqueira Tarquinio, Universidade de Brasilia

Pianista - Bacharel em piano pela Universidade do Brasilia e Mestre em Artes (pianista, correpetidor, camerista, pedaggogo) pelo Conservatorio Estatal -Rimsky-Korsakov de São Petersburgo - Russia. Professor de Piano e Analise Musical do Departamento de Musica da UnB e Coordenador de Graduação.

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Publicado

2006-12-17

Edição

Seção

Artigos