CARTA DE SALVADOR: Contribuição e sugestões para a reformulação da Tabela de áreas do conhecimento (Grande Área Artes)

Autores

  • PPGMUS UFBA UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v6i0.34257

Palavras-chave:

Artes, áreas do conhecimento

Resumo

Desde sua fundação, há quase sessenta anos, a Universidade Federal da Bahia, assume posição de vanguarda na área de artes, quando um ambicioso projeto cultural do então Reitor Edgard Santos, que já havia instituído a Escola de Música e incorporado a centenária Escola de Belas Artes, criou as Escolas de Dança e de Teatro. Essas unidades, além de atuarem no ensino superior, sempre buscaram integrar a produção universitária � vida da comunidade, levando ao grande público novos padrões estéticos em suas respectivas áreas, sendo instrumentos através do quais a comunidade baiana afirma sua própria identidade cultural. Ao longo dos anos, essas unidades ofereceram também formação pós-graduada no sensu lato e abrigaram núcleos de pesquisa, os quais foram se ampliando, com a criação dos primeiros cursos de pós-graduação em sensu stricto: Música, em 1990; Artes Cênicas, em 1997 e Artes Visuais, em 1998. A análise do desempenho desses cursos na avaliação trienal da CAPES (2001-2004) mostra o grau de consolidação dos programas de Artes Cênicas e Música, que detêm conceitos 6 e 5, respectivamente, apontando ainda para uma promissora trajetória do Mestrado em Artes Visuais.

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Publicado

2006-06-10

Edição

Seção

Artigos