Compreensão e aplicação intuitiva de princípios harmônicos
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v6i0.34254Palavras-chave:
Educação MusicalResumo
Este artigo relata um estudo de caso sobre a compreensão e aplicação intuitiva de princípios harmônicos por vocalistas integrantes de um grupo musical religioso. O referencial teórico para análise desta prática foi construído a partir de um levantamento bibliográfico sobre desenvolvimento da compreensão musical intuitiva, transmissão musical informal e princípios técnicos da condução de vozes na música popular. Observa-se o desenvolvimento de um conhecimento prático que lida com aspectos técnicos, estéticos e estilísticos de princípios harmônicos da música popular de forma integrada. O caso estudado ilustra a relação de complementaridade entre os aspectos intuitivo e analítico na construção do conhecimento musical, possibilitando melhor compreensão do processo de aprendizagem informal e sugerindo reflexões sobre inovações pedagógicas no ensino formal de harmonia.Downloads
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Publicado
2006-06-10
Edição
Seção
Artigos