Luto e Melancolia num mundo em transformação: O tema da Vanitas na música italiana do século XVII

Autores

  • Maya Suemi Lemos Université Paris IV - Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v6i0.34252

Palavras-chave:

Musicologia histórica, vanitas, setecento, Itália,

Resumo

Em torno de 1650 difundiu-se na Europa ocidental um gênero de representação pictórica que a historiografia da arte reagrupou sob a designação Vanitas, ou Vaidade, decriptando praticamente todos os símbolos que a constituem. Nesta modalidade de natureza morta podemos ver, acumulados sobre uma mesa, objetos simbólicos tais como flores já murchas, vela ao se apagar, ampulhetas ou clepsidras – testemunhos da fugacidade do tempo; uma caveira remetendo � nossa finitude; objetos ostentatórios e jóias – advertência sobre a vaidade da riqueza; mitra e púrpura episcopal – denúncia do caráter ilusório do poder; livros e instrumentos musicais – símbolos do caráter vão do conhecimento e mesmo da arte. Estes objetos, representados com perfeição de detalhes e envolvidos numa atmosfera melancólica tecem um verdadeiro discurso sobre a fugacidade da vida humana, sobre a precariedade do mundo manifesto, nos incitando � reflexão e � meditação.

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Publicado

2006-06-10

Edição

Seção

Artigos