Navegando em Suave Mari Magno, Op. 97 de Ernst Widmer: uma aplicação da teoria dos conjuntos e da análise de contornos

Autores

  • Roberto Thiesen UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v6i0.34248

Palavras-chave:

Composição, Teoria da Música, Suave Mari Magno, Widmer

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar uma peça para piano de Ernst Widmer, "Suave Mari Magno", op. 97. A partir de dados biográficos essenciais do compositor e da gênese da peça, a análise utiliza como ferramental teórico a pitch class theory e a análise de contornos conforme Friedmann, buscando fundamentação para a observação de aspectos de coerência musical interna e das associações com a ambiência marítima propiciadas pelo título, epígrafe e comentários do compositor. A análise correlaciona a lógica compositiva da peça com intenções semântico-expressivas manifestadas por Widmer, trazendo � tona processos composicionais diversificados e apontando a convivência de técnicas tradicionais com gestos musicais característicos do século XX.

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Publicado

2006-06-10

Edição

Seção

Artigos