Composição, intersemiose e representação
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v6i0.34247Palavras-chave:
Teoria da Música, Semiótica, RepresentaçãoResumo
As questões centrais deste artigo são a significação, a representação e a iconicidade musical, estudadas por meio da semiótica da música. Trata-se de uma abordagem peirceana, que o autor vem desenvolvendo nos últimos 12 anos. Atualmente, além das questões musicais, Martinez tem se dedicado � interação da música com outras artes. Essas questões são apresentadas aqui na forma de análise de três obras: Sinfonia Fantástica, de Hector Berlioz; uma composição de Birju Maharaj, virtuose do kathak (estilo clássico de dança do norte da Índia); e em trechos de 2001, Uma Odisséia no Espaço de Kubrik. No primeiro caso, trata-de de música de programa, enquanto que o segundo e terceiro são casos de intersemiose musical. As análises indicam que recursos de representação musicais, tal como a iconicidade, podem ser semelhantes em sistemas, períodos e culturas diferentes.Downloads
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Publicado
2006-06-10
Edição
Seção
Artigos