Um estudo sobre a rede de configurações sócio-culturais do corpo docente e discente de um conservatório musical
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v6i0.34244Palavras-chave:
Educação MusicalResumo
O objetivo deste trabalho é estabelecer reflexões e entendimentos sobre a rede de configurações sócio-culturais do corpo docente e discente do Conservatório Musical de São Carlos, fundado em 1947. Os caminhos do (re)conhecimento dessa instituição musical foram trilhados com base nos referenciais teóricos da sociologia, em especial nas concepções de Norbert Elias e Pierre Bourdieu, e também com entrevistas de ex-professores e ex-alunos, escolhidos com o intuito de mapear os 44 anos de existência de tal instituição. Por meio da polifonia das trajetórias dos entrevistados, é possível compreender a constituição do corpo docente e discente, seus familiares, suas situações socioeconômicas e culturais, estabelecendo uma rede de configurações, datadas historicamente e que possibilitaram o fortalecimento e a longa existência do CMSC, consolidando-o como uma instituição de prestígio e reconhecimento públicos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2006-06-10
Edição
Seção
Artigos