Um estudo sobre a rede de configurações sócio-culturais do corpo docente e discente de um conservatório musical

Autores

  • Rita de Cássia Fucci Amato Faculdade de Música Carlos Gomes/ Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v6i0.34244

Palavras-chave:

Educação Musical

Resumo

O objetivo deste trabalho é estabelecer reflexões e entendimentos sobre a rede de configurações sócio-culturais do corpo docente e discente do Conservatório Musical de São Carlos, fundado em 1947. Os caminhos do (re)conhecimento dessa instituição musical foram trilhados com base nos referenciais teóricos da sociologia, em especial nas concepções de Norbert Elias e Pierre Bourdieu, e também com entrevistas de ex-professores e ex-alunos, escolhidos com o intuito de mapear os 44 anos de existência de tal instituição. Por meio da polifonia das trajetórias dos entrevistados, é possível compreender a constituição do corpo docente e discente, seus familiares, suas situações socioeconômicas e culturais, estabelecendo uma rede de configurações, datadas historicamente e que possibilitaram o fortalecimento e a longa existência do CMSC, consolidando-o como uma instituição de prestígio e reconhecimento públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Fucci Amato, Faculdade de Música Carlos Gomes/ Universidade Estadual Paulista

Doutora e mestra em Educação (UFSCar), especialista em Fonoaudiologia (EPM-UNIFESP) e bacharel em Música com habilitação em Regência (UNICAMP). Professora da Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG) e do Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP).

Downloads

Publicado

2006-06-10

Edição

Seção

Artigos