QUESTÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS INFANTIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v12i1.63391

Palavras-chave:

Gênero, Brincadeiras infantis;, Psicologia do Desenvolvimento, Infância

Resumo

O presente artigo se propõe a apresentar uma leitura inicial acerca dos estudos relativos às questões de gênero no contexto das brincadeiras infantis. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa da literatura, bem como uma busca pelas produções científicas nacionais na área da psicologia do desenvolvimento produzidas nos últimos 5 anos sobre o assunto. Conclui-se que a produção brasileira sobre o tema é incipiente na referida área, havendo poucos trabalhos que realmente se propõem a discutir as questões de gênero no âmbito do brincar infantil como objeto principal. Assim, revela-se a necessidade da produção de estudos voltados para a referida temática na área da psicologia do desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Marcela Barbosa de Menezes, UFBA

Especialista (Pós graduada) em Ciências Criminais. Psicóloga bacharel em psicologia pela Universidade Salvador- Unifacs. Bacharel em Direito pela Universidade Salvador- Unifacs. Integrante do grupo de estudos e pesquisas sobre Brincadeiras e Contextos Culturais coordenado pela profa. Dra. Ilka Bichara
(PPGPSI-UFBA). Salvador/Bahia, Brasil. E-mail: mbmenezes20@gmail.com Tel.:
(71)999617010- ORCID iD 0000-0002-9263-1314

Márcia Barbosa de Menezes, UFBA

Professora titular do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutora em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismos (PPGNEIM/UFBA). Integrante do grupo de Estudos e Pesquisas Ciência, Gênero e Educação (CIGE-NEIM/UFBA). Pesquisadora do NEIM/UFBA.

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Publicado

2024-09-17

Como Citar

MENEZES, M. B. de; MENEZES, M. B. de. QUESTÕES DE GÊNERO NAS BRINCADEIRAS INFANTIS . Revista Feminismos, [S. l.], v. 12, n. 1, 2024. DOI: 10.9771/rf.v12i1.63391. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/63391. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Ensaios