APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ NEIM: 40 ANOS ARTICULANDO TEORIA E PRÁXIS FEMINISTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.61193

Palavras-chave:

neim; ppgneim; begd

Resumo

Constituído no ano de 1983, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM) hoje, no ano de 2024, representa o núcleo feminista de estudos de gênero mais antigo em pleno funcionamento no país. Sua construção é resultado dos esforços das professoras Alda Britto da Motta, Cecília Sardenberg e Ana Alice Costa, naquele momento ligadas ao Mestrado em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia. No ano de 2023, ao comemorar seu aniversário de 40 anos, o NEIM ocupou a cena pública sendo objeto de reconhecimento do seu protagonismo nas lutas por equidade, através de audiências públicas, homenagens governamentais e diversas comemorações junto à comunidade universitária e o presente dossiê faz parte das iniciativas que buscam celebrar e publicizar essa história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlane Silva Andrade, NEIM/UFBA

Psicóloga (CRP03/03187) e Especialista em Psicologia Conjugal e Familiar pela Faculdade Ruy Barbosa; Mestra e Doutora em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia (PPGNEIM/UFBA), com período de Doutorado Sanduíche na Universidade de Manchester, Inglaterra e na mesma universidade foi pesquisadora visitante (2014). Pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA), no Grupo de Pesquisa Gênero, Alteridades e Desigualdade (GAD NEIM), e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gênero e Saúde Mental (UnB). Docente no Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo (DEGF), na UFBA, no Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (BEGD) e no PPGNEIM.

Maise Caroline Zucco, NEIM/UFBA

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em História (2008, PPGHST/UFSC) e doutorado (2014) na mesma instituição. Fez pós-doutorado em Antropologia Social (2015-UFSC) e atualmente é professora do Bacharelado em Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia. Atua principalmente no campo dos estudos de gênero, história das mulheres e dos movimentos feministas, formação, formação continuada de professoras/es e políticas públicas educacionais.

Márcia dos Santos Macêdo, NEIM/UFBA

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador (1990), Licenciada em Ciências Sociais (1994) e Bacharel em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1997), mestrado (1999) e doutorado (2008) em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Professora Associada III do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia, docente do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (BEGD/UFBa) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) e pesquisadora permanente do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/NEIM-UFBA - vinculada ao Grupo de Pesquisa Gênero, Alteridades e Desigualdades.

Referências

NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A MULHER. Apresentação Disponível em http://www.neim.ufba.br/wp/ Acesso em 15 set 23

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

ANDRADE, D. S.; ZUCCO, M. C. .; MACÊDO, M. dos S. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ NEIM: 40 ANOS ARTICULANDO TEORIA E PRÁXIS FEMINISTAS. Revista Feminismos, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.9771/rf.v11i2.61193. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/61193. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: 40 Anos de NEIM