ENTREVISTAS COM ROBERTA FERNANDES E RODRIGO CERQUEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v12i1.59875

Palavras-chave:

Ato Final (documentário)netári)

Resumo

Roberta Fernandes | Jornalista e diretora de cinema, Roberta tem seu trabalho diretamente ligado a temas sociais. Foi vencedora do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas 2018 com “Se Você contar”, um filme sobre abuso sexual infantil que participou de festivais no Brasil e no exterior. Dirigiu também para a televisão os documentários “Congo Santo” e “Acerca da Pele”. Em 2023, estreou no cinema seu primeiro longa-metragem, “Ato Final”, um documentário sobre o feminicídio.

Rodrigo Cerqueira | Jornalista, doutor em História e documentarista. Trabalhou como repórter do jornal “O Globo” entre 1999 e 2003, e como professor e pesquisador entre 2005 e 2017. Dirigiu as séries de TV “Relatos Ausentes” e “Sou Casaca”, exibidas no Canal Futura, e codirigiu os documentários “Congo Santo” e “Acerca da Pele”. Atuou como montador e produtor executivo em várias outras produções, incluindo o longa-metragem “Ato Final”.

O Filme: As personagens principais deste filme estão mortas, vítimas de seus parceiros. São quatro por dia no Brasil. Para contar suas histórias, três atrizes são desafiadas a experimentar, no palco, as emoções de mulheres que vivem intimamente o risco da morte. Enquanto isso, um grupo de sobreviventes de feminicídio luta para salvar outras mulheres presas em relacionamentos abusivos. Diferentes narrativas que se unem num grito, porque o silêncio também mata mulheres todos os dias. Lançado no Brasil em 16 de novembro de 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Sani, Universidade Fernando Pessoa

Professora Associada com Agregação da Universidade Fernando Pessoa (UFP), Portugal. Título de Agregado em Estudos da Criança e Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do Minho (UM); Investigadora integrada no Centro de Investigação em Estudos da Criança na UM. Investigadora no Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC) da UFP. Membro da Open Council of Europe Academic Networks (OCEAN). 

Ana Santos, Universidade Fernando Pessoa

Técnica e responsável pelo Laboratório de Televisão da Universidade Fernando Pessoa deste 2018. Mestre em Ciências da Comunicação no ramo das Tecnologias de Informação (UFP); Licenciada em Ciências da Comunicação, ramo Jornalismo (UFP). Ciencia ID: https://www.cienciavitae.pt/portal/8F1C-940F-D711 

Vanessa Cavalcanti , UFBA

Historiadora e professora universitária. Doutorado em Direitos Humanos e Relações Internacionais pela Universidade de León Docente no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia. Integrante do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e no Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária da Universidade do Algarve (Portugal). 

Referências

Não se aplica

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

SANI, A. I.; SANTOS, A. C. .; CAVALCANTI, V. . ENTREVISTAS COM ROBERTA FERNANDES E RODRIGO CERQUEIRA. Revista Feminismos, [S. l.], v. 12, n. 1, 2024. DOI: 10.9771/rf.v12i1.59875. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/59875. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Entrevista