NO JOGO DA GINGA, JANJA GINGA: CAPOEIRISTA ENEGRECENDO O PPGNEIM
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.56380Palavras-chave:
Janja Araújo; Ginga; mestra de capoeira; Feminismo de Angola; professora negra.Resumo
O presente artigo visa compreender a trajetória de ginga na capoeira da professora Doutora Janja Araujo, e como ela contribuiu para enegrecer o Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), programa idealizado pelo NEIM, a partir das práxis e do pensamento do feminista negro. Hoje, a supracitada professora figura como uma das cinco docentes negras no quadro do programa. Para alcançar os objetivos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental para localizar e analisar os escritos da Mestra Janja, suas ações e atuações, interseccionando com os movimentos, reivindicações nacionais e estaduais relacionados às questões raciais e de gênero. Conclui-se que mestra Janja mobiliza estruturas pautadas na Capoeira de Angola, no Feminismo Angoleiro e nos movimentos negros, em que consegue ter uma relação horizontal com os seus pares e incitar debates sobre raça e gênero nos espaços em que ocupa diante das suas memórias, ancestralidade e sabedoria.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Rosângela Costa. Abrindo a roda: conhecimentos que gingam. Revista Z Cultural, v. 02, p. 01 – 19, 2013.
ARAÚJO, Rosângela Costa. Iê, viva meu mestre — a Capoeira Angola da 'escola pastiniana' como práxis educativa. 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-12052015-143733/pt-br.php. Acesso em: 16 jun. 2023.
ARAÚJO, Rosangela Costa. É preta Kalunga. A Capoeira Angola como prática política entre angoleiros baianos — anos 80 – 90. Coleção Capoeira viva, Rio de Janeiro, 2015.
ARAÚJO. Janja. Mulheres negras e culturas tradicionais: memória e resistência. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 2, p. 553 – 565, maio/ago. 2019.
ARAÚJO. Janja. Entrevista no canal do YouTube. AJEUMBÓ II com Mediação — Mestre Júlio Tavares. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d5frE0P6v-s&t=4421s. Acesso em: 01 jul. 2023.
ARAÚJO. Janja. Culturas tradicionais e territórios de auto inscrição: memória e resistência negra. Cultura política nas periferias: estratégias de reexistência / organização: Ana Lucia Silva Souza. — São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2021.
ARAÚJO. Janja. Mulheres na Roda com Mariana Leandro. Entrevista. 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ID5R3EjdweE&list=PLh0FBKOQ8PAdYQDOR8A8vC5qfbjCoaCMR&index=5. Acesso em: 01 jul. 2023.
COLLINS. Patricia Hill. Pensamento negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Tradução Jamille Pinheiro Dias. São Paulo, ed. Boitempo, 2019.
COR DA BAHIA. Quem somos. s/d. Disponível em: https://acordabahia.ufba.br. Acesso em: 02 jul. 2023
DOMINGUES, Petronio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, 2007, RJ. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/yCLBRQ5s6VTN6ngRXQy4Hqn/abstract/?lang=p. Acesso em: 11 jul. 2023.
FERREIRA, Lola. Menos de 3% entre docentes da pós-graduação, doutoras negras desafiam racismo na academia. Disponível em: https://www.generonumero.media/reportagens/menos-de-3-entre-docentes-doutoras-negras-desafiam-racismo-na-academia/. Acesso em: 18 jul. 2023.
FUNDAÇÃO CULTURAL PALMARES. Vicente Ferreira Pastinha, mestre de capoeira e filósofo popular. Disponível em: https://www.gov.br/palmares/pt-br/assuntos/noticias/vicente-ferreira-pastinha-mestre-de-capoeira-e-filosofo-popular. Acesso em: 12 ago. 2023.
GORZIZA, Amanda; BUONO, Renata. O efeito-tesoura para mulheres na ciência. In: Revista Piauí. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/o-efeito-tesoura-para-mulheres-na-ciencia/. Acesso em: 06 jul. 2023.
GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de janeiro, Marco Zero, 1982.
hooks, B. Intelectuais negras. Estudos Feministas, V. 3, N.2, p. 465 – 477, 1995.
IBGE. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio. Acesso em: 18 jul. 2023.
LIMA, Márcia; RIOS, Flávia (Orgs). Por um feminismo negro afro-latino: ensaios, intervenções e diálogos.1ª ed., Zahar, rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://www.geledes.org.br/movimento-negro-unificado-1978-1988-10-anos-de-luta-contra-o-racismo-sao-paulo-confraria-do-livro-1988/. Acesso em: 11 jul. 2023.
MACHADO, Sara Abreu da Mata. ARAÚJO, Rosângela Costa. Capoeira, Angola, corpo e ancestralidade: por uma educação libertadora. Horizontes, v. 33, n. 2, p. 99 – 112, jul./dez. 2015.
MEC, Ministério da Educação. Ensino Superior: entenda as cotas para quem estudou todo o ensino médio em escolas pública. Disponível: http://portal.mec.gov.br/cotas/perguntas-frequentes.html. Acesso em: 12 ago. 2023.
MILANI, L. As Maltas da Capoeira. 2005. Disponível em: https://portalcapoeira.com/capoeira/curiosidades/as-maltas-da-capoeira/. Acesso em: 12 ago. 2023
MILANI, L. Coquetel de Lançamento da Revista Toques D’Angola. Portal Capoeira. 2006. Disponível em: https://portalcapoeira.com/capoeira/eventos-agenda/coquetel-de-lancamento-da-revista-toques-daangola/. Acesso em: 20 jun. 2023.
NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA MULHER. Apresentação. s/d.
PARENTE IN SCIENCE. Bolsa PQ-1A vigentes em 2023 por sexo e raça/cor. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CwyiOZKJCwH/. Acesso em: 07 set. 2023.
PORTAL GELEDÉS. Projeto Geração XXI-Memória Institucional. 2009. Disponível em: https://www.geledes.org.br/projeto-geracao-xxi-memoria-institucional/. Acesso em: 12 ago. 2023 .
RIOS, Flávia. Antirracismo, movimentos sociais e Estado (1985 – 2016). In Lavale, A. G., Carlos, E., Dowgbor M. Szwako, J. (orgs). Movimentos sociais e Institucionalização: políticas sociais, raça e gênero no Brasil pós-transição. Ed. Uerj. RJ, 2019.
RIOS, Flávia. O projeto negro no Brasil contemporâneo (1978 – 2010). Dossiê questão racial no Brasil. Lua Nova (85), São Paulo, 2012.
SILVA, Vitória Régia da. Sem políticas nacionais afirmativas para a pós, pesquisadoras negras ainda vivenciam a ciência branca. Disponível em: openciencia.com.br. Acesso em: 06 jul. 2023.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação & Realidade, v.20, n.2, 71-99,1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.