MODA, IDENTIDADE E COMPORTAMENTO: CONSUMO DE MODA DE MULHERES DAS GERAÇÕES X E Y

Autores

  • Mariana Antunes Paim Universidade Feevale
  • Simone Carvalho da Rosa Universidade Feevale
  • Mauricio Barth Universidade Feevale https://orcid.org/0000-0001-9125-9832

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v12i1.55854

Palavras-chave:

Mulheres, Moda, Consumo, Geração X, Geração Y

Resumo

Este trabalho objetiva analisar como se dá o consumo de produtos da moda por mulheres das gerações X e Y na construção da sua imagem e identidade feminina dentro da sociedade. Para atingir esse objetivo, foram adotados como procedimentos técnicos a Pesquisa Bibliográfica e a Pesquisa de Campo, por meio de entrevistas com sete mulheres: três (03) da geração X e quatro (04) da geração Y. A partir da pesquisa, foi possível constatar que as mulheres das gerações X e Y consomem produtos de moda a fim de externar suas personalidades e transmitir suas ideias, mas estas ainda dependem de diversos fatores que compõem a realidade em que cada uma vive a partir de suas condições socioeconômicas. Outro aspecto que foi possível constatar junto às entrevistadas foi que as pertencentes à geração X são mais influenciadas pelas mídias tradicionais sobre o consumo de moda, enquanto a geração Y é influenciada pelas mídias digitais e pela urgência que estes conteúdos provocam em acompanhar o novo.

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Biografia do Autor

Mariana Antunes Paim, Universidade Feevale

Bacharela em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). Endereço postal: ERS-239, 2755, Novo Hamburgo/RS, CEP: 93525-075. E-mail: marianaatunespaim@gmail.com.

Simone Carvalho da Rosa, Universidade Feevale

Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais, mestra em Indústria Criativa, bacharela em Publicidade e Propaganda. Professora em cursos de graduação na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). Endereço postal: ERS-239, 2755, Novo Hamburgo/RS, CEP: 93525-075. E-mail: simoneccr@feevale.br.

Mauricio Barth, Universidade Feevale

Doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social, mestre em Indústria Criativa, especialista em Gestão de Marketing, bacharel em Publicidade e Propaganda. Professor em cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Feevale (Novo Hamburgo/RS). Endereço postal: ERS-239, 2755, Novo Hamburgo/RS, CEP: 93525-075. E-mail: mauricio@feevale.br | Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9125-9832 | Lattes: http://lattes.cnpq.br/6385230216822855

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Publicado

2024-04-27

Como Citar

PAIM, M. A.; ROSA, S. C. da .; BARTH, M. MODA, IDENTIDADE E COMPORTAMENTO: CONSUMO DE MODA DE MULHERES DAS GERAÇÕES X E Y . Revista Feminismos, [S. l.], v. 12, n. 1, 2024. DOI: 10.9771/rf.v12i1.55854. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/55854. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos