DIÁLOGOS, PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES SOBRE FEMINISMOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v11i1.55051Palavras-chave:
Esperança, Feminismos, InterseccionalidadeResumo
Resenha de : DINIZ, Debora; GEBARA, Ivone. Esperança Feminista. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.
O livro “Esperança Feminista” foi publicado em 2022 como resultado de uma parceria entre as autoras Debora Diniz e Ivone Gerbara. A obra está dividida em doze capítulos, cada um representando um verbo considerado essencial para se pensar em feminismos na atualidade. Indicado pelas próprias autoras como “verbos feministas”, cada capítulo indica uma ação necessária “para a construção de uma desobediência criativa ao patriarcado e suas tramas” (DINIZ; GEBARA, 2022, p. 09). Cada capítulo traz a escrita de cada autora de forma separada e individual, apesar de relacionadas, sempre começando por Debora e, na sequência, Ivone.
Downloads
Referências
AKOTIRENE, Carla. O que é interseccionalidade? 1ª ed. São Paulo: Ed. Letramento, 2018.
DINIZ, Debora; GEBARA, Ivone. Esperança Feminista. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
hooks, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. 16ª ed. Tradução de Bhuvi Libanio. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021.
LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, Florianópolis-SC, v. 22, n. 3, p. 935-952, setembro/dezembro, 2014.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno manual antirracista. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.