A CASA AGORA É CAMPUS: RECONFIGURAÇÕES DO TRABALHO DOMÉSTICO-FAMILIAR NA PANDEMIA DE COVID 19 NA VIVÊNCIA DE MULHERES ACADÊMICAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.v10i1.50006Palavras-chave:
Mulheres, Covid-19, Raça, Trabalho, UniversidadeResumo
A divisão sexual e racial do trabalho é tema de vasta discussão nos estudos de gênero, dada a sua importância para entender o posicionamento dos indivíduos nas relações sociais. Este artigo tem por objetivo analisar como a pandemia da COVID-19 reconfigurou o trabalho doméstico-familiar a partir das vivências de mulheres acadêmicas em relação às atividades de ensino, pesquisa e extensão. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo discursivo, na qual procura-se nos discursos quadros de sentido sobre dada realidade, no caso, a relação controversa entre covid-19 e vivência universitária remota, domiciliar. Analisam-se as três dimensões: ensino e aprendizado; pesquisa; e extensão. Identifica-se limites nada convencionais para este trabalho realizado no espaço doméstico, por força da pandemia, quando se mesclam o público e privado, manual e intelectual, reconfigurando estes espaços.
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