RESENHA - "Cidade feminista: a luta pelo espaço em um mundo desenhado por homens" de Leslie Kern

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.48397

Palavras-chave:

feminismos, cidade, geografia feminista

Resumo

Essa resenha refere-se ao livro “Cidade feminista: a luta pelo espaço em um mundo desenhado por homens” da escritora canadense Leslie Kern, lançado em 2021 pela Editora Oficina Raquel. Neste livro a autora problematiza a cidade e espaços urbanos, através de experiências pessoais, de olhares de mulheres e de gênero; e com o olhar da perspectiva da geografia feminista. A resenha destaca questionamentos e reflexões da autora, na qual ela compartilha experiências as quais vivenciou, como jovem, mãe, ativista e acadêmica, em diversos momentos de sua vida na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Fachini Rodrigues, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, pela Universidade Federal da Bahia - UFBA; Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de Ribeirão Preto - UNAERP; foi estagiário no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais e Comércio Exterior (NEPRI/NECCEX), na UNAERP; foi trainer do programa de educação não-formal para jovens GROW, organizado pela Scoala de Valori em parceria com a AIESEC na Romênia; foi voluntário e ativista na Amnesty International Ireland, pelas campanhas Meu Corpo, Meus Direitos e Welcome Refugees; estudou na Maynooth University (jan 2015 - dez 2015) como intercambiário, através do Programa de Mobilidade Internacional da UNAERP; foi premiado em maio de 2016 com o Global Citizen Award, nível Gold - EIL Ireland; idealizou e atuou como organizador e facilitador do grupo de estudos ?Projeto HeForShe e Relações Internacionais? na UNAERP (jul 2016 - dez 2016); idealizou e atuou como coordenador e facilitador dos projetos de educação não-formal ?Clube HeForShe? e ?Clube Defensores Globais?, inspirado em movimentos e campanhas globais, na Escola Estadual Abílio Manoel (fev 2017 - jul 2018); foi articulista do jornal Gazeta de Bebedouro, escrevendo sobre temas relacionados à igualdade de gênero, justiça social e direitos humanos (abri 2018 - out 2018); foi colunista da Revista ComTempo (2021-2022); pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB (2020-2022); revisor de formatação e conteúdo em livros acadêmicos em formato e-book, e organização e edição de livros de resumos, para DEE International.

Referências

KERN, Leslie. Cidade feminista: a luta pelo espaço em um mundo desenhado por homens. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2021. Tradução de: Thereza Roque da Motta.

KERN, Leslie. Feminist City: A Field Guide (2019). Between the Lines Editorial, Raleigh, North Carolina.

KERN, Leslie. Sex and the Revitalized City: Gender, Condominium Development, Urban Citizenship (2016) . British Columbia: University of British Columbia Press.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Como Citar

RODRIGUES, A. F. RESENHA - "Cidade feminista: a luta pelo espaço em um mundo desenhado por homens" de Leslie Kern. Revista Feminismos, [S. l.], v. 11, n. 2, 2023. DOI: 10.9771/rf.v11i2.48397. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/48397. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

Resenhas