FORMAÇÃO, TRAJETOS DE GÊNERO E FEMINISMO: A HISTÓRIA POLÍTICA DE EDWIGES DE SÁ PEREIRA, MARIA CRISTINA DE LIMA TAVARES E CRISTINA BUARQUE

Autores

  • Roberta Rayza Silva de Mendonça Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ
  • Fernando da Silva Cardoso Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v11i2.48123

Palavras-chave:

Mulher, Política, Pernambuco, Feminismo

Resumo

Nossa discussão pretende refletir sobre trajetos de gênero e feminismo a partir da história e participação política de três mulheres pernambucanas e suas contribuições para a afirmação de direitos da mulher. A metodologia se faz a partir de abordagem qualitativa, com finalidade exploratória e descritiva, além de método histórico, para pensar a atuação política de Edwiges de Sá Pereira, Maria Cristina de Lima Tavares e Cristina Maria Buarque. Foram relacionadas às atuações e participação política dessas mulheres com os acontecimentos históricos, políticos e sociais das épocas em que militaram (e ainda militam), interligando-os a intersecções teóricas sobre gênero e feminismo, para perceber os trajetos de gênero que perfazem essa história. As considerações apontam que a participação de mulheres nos espaços públicos tem papel fundamental para que seja possível garantir e assegurar direitos feminis.

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Biografia do Autor

Roberta Rayza Silva de Mendonça, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Doutoranda em Direito - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestra em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Direitos Humanos: Educação e Ressocialização - Universidade Cândido Mendes. Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Vale do Ipojuca. Professora do Curso de Direito da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde, AESA-CESA. Professora do Curso de Direito do Centro Universitário do Rio São Francisco - UniRios. Membra associada da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH). Coordenadora do Grupo de Estudos María Lugones (UniRios). Coordenadora do Projeto de Extensão Encontros: Ciclo de Debates sobre Direito, Diversidade e Sociedade (UniRios). Pesquisadora do Grupo do Direito, Pragmatismo(s) e Filosofia (UERJ/CNPq). Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE/CNPq). Pesquisadora do G-pense! - Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (UPE/CNPq). Co-editora de Seção da Revista Debates Insubmissos (UFPE/CAA).

Fernando da Silva Cardoso, Universidade de Pernambuco

Doutorando em Direito - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Direitos Humanos - Universidade Federal de Pernambuco (2015). Especialista em Direitos Humanos - Universidade Federal de Campina Grande (2015). Bacharel em Direito - Centro Universitário do Vale do Ipojuca (2012). Professor Assistente, Subcoordenador de Pesquisa e Extensão e membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Direito da Universidade de Pernambuco - Campus Arcoverde. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Transdisciplinares sobre Meio Ambiente, Diversidade e Sociedade (UPE/CNPq). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação em Direitos Humanos da UFPE. Pesquisador do Grupo de Pesquisas sobre Democracia, Gênero e Direito (PUC-Rio/CNPq), de Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE/CNPq), Movimentos Sociais, Educação e Diversidade na América Latina (UFPE-CAA/CNPq) e do Diversiones - Grupo de Pesquisa sobre Direitos Humanos, Poder e Cultura em Gênero e Sexualidade (UFPE-CNPq). Possui interesse/experiência nas áreas de: Estudos Empíricos em Direito, Direitos Humanos, Gênero, Justiça de Transição e Educação em Direitos Humanos.

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Publicado

2023-11-25

Como Citar

MENDONÇA, R. R. S. de .; CARDOSO, F. da S. FORMAÇÃO, TRAJETOS DE GÊNERO E FEMINISMO: A HISTÓRIA POLÍTICA DE EDWIGES DE SÁ PEREIRA, MARIA CRISTINA DE LIMA TAVARES E CRISTINA BUARQUE. Revista Feminismos, [S. l.], v. 11, n. 2, 2023. DOI: 10.9771/rf.v11i2.48123. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/48123. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos