NÓS POR NÓS MESMAS: MATERNIDADE, SUBJETIVIDADE E PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v11i1.47338

Palavras-chave:

Mulher, Maternidade, Subjetividade, Pandemia

Resumo

O estudo objetiva analisar a configuração subjetiva da maternidade como constitutiva da dinâmica de vida da mulher, em contexto de pandemia. Apoiado na Teoria da Subjetividade, de perspectiva cultural-histórica, e Epistemologia Qualitativa expõe os resultados de uma investigação empírica com três mulheres brasileiras, em contextos e momentos cronologicamente distintos da maternidade. Os recursos informacionais foram: dinâmicas conversacionais, redação, diário materno e fotografias. Apresentam-se três eixos de análise: a) a maternidade constituída historicamente e sua expressão atual na pandemia; b) ser mãe entre demandas na pandemia: maternidade, vida acadêmica e profissional; c) as dinâmicas sociais dos sistemas de relações da mulher: maternidade e pandemia. Os resultados indicam aspectos como a singularidade, historicidade e o caráter gerador da mulher para avançar na compreensão de investigações e práticas sobre a maternidade.

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Biografia do Autor

Luciana da Silva Oliveira Lemes, UNB

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar - PGPDE/UnB (2/2019). Mestrado em educação pela UnB (2014). Graduação em Pedagogia pela UnB (2003). Membro dos grupos de pesquisa/CNPq: Grupo de estudos sobre desenvolvimento subjetivo em contextos educacionais - GEDESU; Aprendizagem, escolarização e desenvolvimento humano. Atualmente é professora efetiva da rede de ensino da SEE/DF. Contato: luciana.lemes@gmail.com

Telma Silva Santana Lopes, UnB

Mestrado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela UnB (2017). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar - PGPDE/UnB (2/2019). P.: 74690-646 - Goiânia, GO. Contatos: (61)9997-5412, telsilsanlopes@gmail.com

Paula da Silva Moreira Carvalho, UNB

Mestrado em educação pela Universidade de Brasília (2022). Pedagoga pela Universidade de Brasília (2003).CEP.: 71070-602 - Brasília, DF. Contatos: (61)99963-1696, paulamoreira.educ@gmail.com

Maristela Rossato

Maristela Rossato. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Especialista em Deficiência Intelectual. Tem experiência em pesquisa e docência no ensino superior, ensino médio e fundamental. Atua nas áreas de Psicologia da Aprendizagem, Psicologia do Desenvolvimento e Educação a Distância, envolvendo os seguintes temas: desenvolvimento subjetivo, dificuldades de aprendizagem escolar e formação de professores. É líder do grupo de pesquisa Desenvolvimento subjetivo em contexto de ensino e aprendizagem escolar" e vice líder do grupo "Aprendizagem,escolarização e desenvolvimento humano", pertencentes ao Diretório de Grupos da Plataforma Lattes. Foi coordenadora do GT-ANPEPP Subjetividade, Ensino e Aprendizagem. Atuou como consultora da OEI e do PNUD junto ao Ministério da Educação na articulação de políticas públicas envolvendo a formação dos professores para atuarem com educação integral em jornada ampliada. Foi Chefe do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Membro do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar.

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Publicado

2023-06-23

Como Citar

OLIVEIRA LEMES, L. da S.; LOPES, T. S. S.; MOREIRA CARVALHO, P. da S. .; ROSSATO, M. NÓS POR NÓS MESMAS: MATERNIDADE, SUBJETIVIDADE E PANDEMIA. Revista Feminismos, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. DOI: 10.9771/rf.v11i1.47338. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/47338. Acesso em: 18 nov. 2024.