LOS HILOS QUE ME ENREDAN: FEMINISMOS, EDUCACIÓN AMBIENTAL Y ARTESANÍA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.v11i1.47303

Palavras-chave:

Tejido en mullo, Educación Ambiental, Feminismos, Privilegios, Artesanía

Resumo

Presentamos en este artículo algunas de las principales apreciaciones resultantes de dos entrevistas realizadas a manera de piloto, con dos mujeres escogidas arbitrariamente debido a la admiración que despiertan. El objetivo principal es entrelazar una serie de cuestionamientos en torno a temáticas relacionadas al tejido en mullo, feminismos y Educación Ambiental dejando intencionalmente fuera conceptos acabados que los definan, con la idea de que será posible encontrarlos entramados a lo largo de todo el texto. Finalmente, planteamos algunas invitaciones y provocaciones.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lissette Torres, FURG

Sou equatoriana, mulher, mestiza e artesã. Sou também, Médica Veterinária e Zootecnista, pela Universidade de Cuenca, Ecuador (2012). Fui bolsista pela SENESCYT, na "Convocatoria Abierta 2013, Primera Fase" e estudei o Mestrado em Gestão e Planificação Ambiental na Universidade de Chile, Santiago de Chile, obtendo o título de Magister em 2016. Nesse 2022, através de uma bolsa otorgada pelo convênio OEA/Coimbra, me tornei doutora em Educação Ambiental, pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande-Brasil. Minha área de pesquisa é o artesanato indígena elaborado com miçanga.

 

Narjara Mendes Garcia, FURG

Graduação em Pedagogia- Educação Infantil. Mestre e Doutora em Educação Ambiental, pelo Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental (FURG). Realizou Doutorado Sandwich na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, como bolsista CNPq, e o Estágio Pós-Doutoral no Instituto Universitário de Lisboa, como bolsista CAPES. Professora Adjunta no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq Ecoinfâncias: Infâncias, Ambientes e Linguagens.

Referências

BELLO-TOCANCIPÁ, Andrea Carolina. Cuando las palabras faltan, las manos hablan: prácticas textiles en el conflicto armado colombiano. [s. l.], p. 90, 2018. Disponível em: https://repositorio.uniandes.edu.co/bitstream/handle/1992/39427/u821449.pdf?sequence=1.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. As flores de abril: Movimentos sociais e educação ambiental. Campinas: Autores Asociados, 2005. E-book. Disponível em: Acesso em: 28 ago. 2021.

DE SOUSA SANTOS, Boaventura. A Cruel Pedagogia do Vírus. [s. l.], p. 32, 2020.

GALEANO, Eduardo. Las palabras andantes. 5ta. ed. Buenos Aires: Catálogos S.R.L., 2001. E-book. Disponível em: http://literacias.net/bibliodigital/index.php?page=13&id=121&db=. Acesso em: 14 nov. 2021.

LARROSA-BONDÍA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], p. 20–28, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2021.

MACHADO, Ana Maria. O Tao da teia: sobre textos e têxteis. Estudos Avançados, [s. l.], v. 17, n. 49, p. 173–196, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142003000300011&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 23 out. 2021.

REYES-RAMÍREZ, Olga Lucía. Movimientos de re-existencia de los niños indígenas en la ciudad : germinaciones en las Casas de Pensamiento Intercultural en Bogotá, Colombia. 2018. 241 f. Doutorado - Universidade Federa do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/174372. Acesso em: 16 set. 2021.

RIVERA-GARCÍA, Mariana Xochiquétzal. Tejer y Resistir. Etnografías Audiovisuales y Narrativas Textiles. Universitas, Revista de Ciencias Sociales y Humanas, [s. l.], n. 27, p. 139–160, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4761/476152665007/html/. Acesso em: 19 out. 2021.

SANTOS, Eva. Tejedoras, ¿artesanas o artistas?. [s. l.], 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/23971394/Tejedoras_artesanas_o_artistas. Acesso em: 20 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

TORRES, L.; MENDES GARCIA, N. LOS HILOS QUE ME ENREDAN: FEMINISMOS, EDUCACIÓN AMBIENTAL Y ARTESANÍA. Revista Feminismos, [S. l.], v. 11, n. 1, 2023. DOI: 10.9771/rf.v11i1.47303. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/47303. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artes de mulher