Apresentação do Dossiê: As Múltiplas Facetas das Violências de Gênero no Brasil

Autores

  • Cecília Maria Bacellar Sardenberg PPGNEIM/UFBA

Resumo

Este dossiê reúne uma série de artigos voltados para questões referentes às violências de gênero, que foram submetidos à Revista Feminismos no último ano, de forma independente, ou seja, sem uma chamada específica de trabalhos.  Mas calhou de cada um trazer à baila uma diferente faceta dessas violências, que precisam ser visualizadas, discutidas e combatidas, razão pela qual fomos motivadas a organizar este dossiê.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Maria Bacellar Sardenberg, PPGNEIM/UFBA

Antropóloga, Professora Titular do Departamento de Antropologia (aposentada) e credenciada como Professora Permanente de Teoria Feminista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos - PPGNEIM, da Universidade Federal da Bahia- UFBA, tendo atuado também como Professora Permanente credenciada nos Programas Pós-Graduação em Antropologia e Pós-Graduação em Ciências Sociais. Obteve o Bacharelado em Antropologia Cultural na Illinois State University (1977), Mestrado em Antropologia Social na Boston University (1981), Doutorado em Antropologia Social, Boston University (1997) e Estágio Pós-Doutoral como Visiting Fellow no Institute of Development Studies (IDS), University of Sussex, Inglaterra (2003; 2005; 2013). É uma das fundadoras e atual Pesquisadora Permanente do NEIM-Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, e sócia-fundadora da REDOR - Rede Feminista Norte e Nordeste de Estudos sobre Mulheres e Relações de Gênero, tendo servido também como sua coordenadora. Faz parte do Coletivo Editorial da Revista Feminismos e integra o Comitê de Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia-ABA, com interesses voltados principalmente para: antropologia feminista, antropologia da democracia e do desenvolvimento, estudos feministas, feminismo e políticas públicas, violência de gênero contra mulheres, gênero e desenvolvimento, e gênero e corpo.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

SARDENBERG, C. M. B. Apresentação do Dossiê: As Múltiplas Facetas das Violências de Gênero no Brasil. Revista Feminismos, [S. l.], v. 8, n. 2, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/42886. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Justiça Reprodutiva